Como funciona a limpeza de praia com tratores

limpeza de praia

Saiba como funciona a limpeza de praia que usa tratores que nunca viram uma lavoura, com implemento fabricado no Brasil

 

Até quem escreve sobre conteúdo do Agro tira férias uma vez na vida. Mesmo assim, os tratores aparecem até mesmo nas areias das praias cariocas. Flagramos um trator John Deere dando voltas em Ipanema e foi possível conferir de perto o trabalho realizado.

Uma frota de tratores John Deere trabalha no Rio de Janeiro fazendo o transporte de lixo e equipamentos usando carretinhas no litoral, mas também realiza uma tarefa mais (digamos) parecida com as lidas de seus primos que foram para as lavouras brasileiras. Com o uso de um implemento da empresa brasileira Gamma Cobra, percorrem a costa limpando o lixo miúdo que fica na superfície ou enterrado nas areias, até uma profundidade de 20 cm.

 

Postamos em nosso canal do Youtube (vídeo acima) o trabalho noturno do trator realizando a limpeza de praia, que deixa a orla limpa para os turistas e locais sujarem tudo outra vez na manhã seguinte.

 

Acoplamento: o implemento usa uma bomba hidráulica para movimentar a peneira, uma grade com aproximadamente 2cm de espaçamento. A areia é “colhida” em uma profundidade variável e devolvida para a praia.

 

limpeza de praia

Visão traseira do implemento

 

Lateral em destaque, com o reservatório dos dejetos.

 

A colheita: o lixo deixado pelos banhistas. O cheiro é horrível.

Existe outra versão para uso com tração humana, bem menor, com um pequeno motor a gasolina para movimentação da esteira. Segundo o site da empresa que fabrica o implemento:

 

As máquinas limpadoras da linha HM-IHMk4 foram projetadas para longo tempo de serviço confiável e seguro.

A manutenção periódica foi reduzida ao mínimo. A reposição de peças de desgaste natural é facilitada, já que todos os componentes são de fabricação “standard”.

Caçamba: 750 l. com descarga ao nivel do solo;
Largura de Trabalho: 1600 mm;
Profundidade de Trabalho: até 200 mm;
Trator necessário: (4×4) 70/90 HP com PTO e levante hidráulico;

A limpeza mecanizada produz um tratamento profundo, removendo não só os detritos que estão a vista na superfície da praia, mas também os que são enterrados pelos agentes naturais (vento, chuva, maré) na camada superior da areia.

Mas sua mais importante tarefa não é só a simples varrição de objetos, senão o revolvimento e arejamento da areia que está sendo tratada.

Esta forma de limpeza prevê o levantamento de uma camada espessa (até 200mm) de areia, sua elevação, separação e pulverização, antes de ser devolvida a praia, desde uma altura média de até 700mm.

 

Assim como o pulverizador de aeroporto, é mais um exemplo de máquina agrícola longe das lavouras.

 

Posts relacionados