Bovinos com GPS e localização em tempo real, 24 horas.

Bovinos com GPS

Já existe tecnologia de fato no mercado e a adoção em massa deve baratear os custos em um futuro bem próximo.

Já falamos aqui no Blog do Farmfor sobre a empresa que vende um serviço de alerta para vacas em trabalho de parto, via celular.

Continuando no tema, vamos abordar esta outra startup, desta vez de Israel, que integrou várias tecnologias para o monitoramento de rebanhos. A Cattle-Watch promete localizar animais durante as 24 horas do dia, através de satélites (GPS e transmissão de dados) e outras opções de rede de dados sem fio.

Um colar com sistemas de transmissão de dados, placa solar e GPS é a base do sistema. Colocado no animal, transmite sua posição, sinais vitais e comportamentais para uma central. Um sistema presente aqui e muito comum nas empresas de GPS é a “cerca eletrônica”, onde um perímetro de segurança é traçado no computador e o animal pode ser declarado como roubado se passar deste ponto. A ação de resposta pode ser o envio de um drone para a transmissão de imagens ao vivo, equipe de segurança ou autoridades locais. Equipado com câmera que pode filmar no escuro e detectar pontos quentes no solo, o sistema é quase imbatível.

Brincos e transponders complementam o sistema, mas estes já são bem conhecidos por alguns produtores brasileiros.

 

A empresa não fornece preços publicamente. Tendo em vista os valores dos animais que sofrem abigeato e são divulgados pela mídia, o sistema pode sim encontrar um nicho aqui no Brasil, mesmo nesta fase inicial das tecnologias. Só um drone custa perto de R$5000,00 nos modelos mais simples no país. E estamos falando apenas do fator segurança. Com todo este monitoramento, o produtor pode tirar muito mais do seu rebanho (e até mesmo usufruir das mesmas funções do sistema que alerta parto).

Posts relacionados