Austrália vai exterminar milhões de gatos para salvar a fauna nativa

Austrália vai exterminar milhões de gatos




Austrália vai exterminar milhões de gatos

O Governo da Austrália vai exterminar milhões de gatos que vivem nas áreas selvagens do país. Segundo as autoridades do meio ambiente, os animais – que não são nativos da Austrália – estão matando exemplares da fauna em diversas regiões.

Não são os gatos domésticos que estão na mira do governo e sim os que estão soltos na natureza. Os primeiros gatos vieram junto com os colonizadores ingleses em 1788 e hoje estão presentes em 99,8% do território australiano. Segundo as autoridades, uma ameaça constante para as populações de animais silvestres e responsáveis pela extinção de vinte espécies de mamíferos.

 

 

Programas de extermínio dos gatos selvagens já estão em prática por lá e as ferramentas para a matança incluem armadilhas, caça com cães farejadores ou até mesmo a distribuição de salsichas envenenadas com Fluoroacetato de sódio (também conhecido como “1080”), uma toxina de origem natural que não tem cheiro ou sabor. Muitos animais da fauna australiana possuem tolerância ao veneno, daí a escolha.

 

1080 sausage

Salsichas envenenadas usadas para matar os gatos selvagens.

Austrália vai exterminar milhões de gatos – atualização da prática

Um novo estudo da Universidade da Tasmânia atualizou os dados sobre os danos causados pelos gatos selvagens na Austrália, mostrando que a voracidade destes animais é maior do que se pensava, forçando o governo da Austrália a atualizar as práticas de extermínio dos gatos.

Grupos contrários organizam petições

Vários grupos de protetores de animais organizam manifestos e petições para coibir a prática, exigindo que o governo pare de matar os animais e escolha opções mais humanas como cercas e castrações. A petição Stop Government-Approved Cat Killing in Australia, Now! já tem quase cem mil assinaturas.

Saiba mais

Austrália prepara extermínio de gatos para evitar que destruam animais selvagens.

Australia plans to kill millions of feral cats by airdropping sausages laced with poison.

Tackling Feral Cats and Their Impacts – Documento oficial do governo australiano com suas versões sobre a polêmica.

Cat eradication on Dirk Hartog Island.

 

Posts relacionados