Agropad é o sistema da IBM que faz análise de solo de forma rápida e fácil, usando um aplicativo de celular e um pedaço de papel do tamanho de um cartão de visitas
Imaginem as possibilidades: análises de solo rápidas e realizadas quase em tempo real no local da amostra, facilitando a tomada de decisão dos agricultores. Esta é uma das propostas do Agropad, sistema em desenvolvimento da IBM que combina um chip que é capaz de analisar a composição química do solo e apontar a quantidade de cada um dos elementos presentes, modificando as cores de círculos em um cartão conforme o resultado. Tudo é interpretado usando a câmera do celular e um aplicativo de inteligência artificial capaz de “entender” o que significam as variações no papel.
A coisa toda funciona mais ou menos assim: é feita a mistura do solo com um líquido. Uma gota do composto é colocada no verso do papel (que contém um chip de análise) e a parte frontal muda a cor de pequenos círculos que são fotografados e interpretados pelo aplicativo. Tudo isso em apenas 10 segundos. Todos os dados vão para a nuvem após a coleta.
Além de solo, o Agropad também analisa água.
O sistema mede pH, dióxido de nitrogênio, alumínio, magnésio e cloro. Não há informação sobre preço final ao consumidor nem data em que estará disponível.
Veja também:
SCiO, o analisador de alimentos portátil da Consumer Physics