Tratores que viraram dinheiro (de verdade)

tratores que viraram

Você já ouviu falar de gente que coloca dinheiro em tratores. Agora vai conhecer os tratores que foram colocados no dinheiro,em diversos países

O trator nosso de cada dia já virou arte em notas de dinheiro em diversos países. Neste post, uma lista de tratores que viraram arte “monetária” e andaram de mão em mão.

Nota de 5 na Nova Zelândia

A nota de 5 dólares da Nova Zelândia tinha em sua arte a imagem de Sir Edmund Hillary, um aventureiro (no bom sentido) neozolandes que participou de várias expedições pelo mundo. Entre elas, a Commonwealth Trans-Antarctic Expedition, viagem que levou em 1955 uma equipe até o Pólo Sul usando tratores Ferguson TO-20. A máquina está estampada na nota, perto do valor de face.

Veja também: A história dos tratores Massey Ferguson que foram para a Antártida.

O trator foi removido em 2016, em uma atualiação de segurança que precisou de mais espaço na nota.

Nota de 200 no Vietnã

A nota de 200 dongs (uma das moedas mais desvalorizadas do mundo) do Vietnã tem estampado um trator MTZ-82, máquina fabricada na Bielorrússia. O trator foi parar ali para reprentar a agricultura do país, em uma nota que não compra sequer uma banana por lá, além de já não circular muito por ser feita de algodão e estragar com facilidade.

Nota de 20 quiates da Birmânia (atual Myanmar)

A nota de 20 na então Birmânia exibia um trator puxando discos no ano de 1965. O país fica no sul da Ásia, vizinho da China e da Tailândia.

Nota de 10 na Etiópia

Na mesma pegada da Birmânia, a nota de 10 Birrs etíopes mostrava um trator, mas com melhor resolução.

Tratores que viraram dinheiro, com colheitadeira! A nota de 10000 do Zimbabwe

A nota de 10 mil dólares do Zimbabwe não se contentou em colocar apenas um trator em sua arte, mas também uma colheitadeira (parecida com uma Massey Ferguson MF 5650). E os dois não são desenhos e sim fotos.

Nota de 1 Yuan da China

Não exatamente o trator, mas a tratorista. Liang Jun, a primeira mulher a pilotar um trator na China foi imortalizada na nota de 1 yuan, juntamente com um ovelhas sendo pastoreadas. A nota circulou entre 1962 e 1996.

Outras notas

Outras notas merecem destaque: na República Centro-Africana algumas notas (em especial a de 5000) apresentavam tratores em suas artes. Na Índia, uma nota de 5 rúpias tinha Gandhi e um trator e na Bulgária uma nota de 10 leva tinha um pequeno trator. Na República Socialista da Albânia, a nota de 25 tinha um trator DT-54 da Caterpillar no verso,em 1964.

Esquecemos alguma nota? Entre em contato pela página no Facebook.

Posts relacionados