Tratores cercam o Ministério da Agricultura na Alemanha

tratores cercam




 

tratores cercam

Os agricultores estão mais uma vez protestando na Alemanha. Desde o início desta terça, 26 de janeiro, tratores cercam o Ministério da Agricultura (em bom alemão: Bundeslandwirtschaftsministerium – mas podemos chamar pela sigla, BMEL).

 

Veja também: Agricultores nas ruas da Alemanha pedem a demissão de políticos.

 

A pauta é grande: segundo o site Top Agrar Online, os agricultores do grupo “Land schafft Verbindung – Das Original” querem a criação de uma comissão independente para a definição dos preços de custo de todos os alimentos produzidos na Alemanha (preços mínimos), uma política que obrigue os atacadistas e varejistas a importarem alimentos produzidos de acordo com os padrões alemães, que pelo menos 80% da carne, leite e cereais fornecidos à população sejam de origem alemã e outras questões técnicas sobre fertilizantes, bem como agilidade no suporte financeiro para alívio dos efeitos da pandemia.

Já o grupo Freien Bauern (agricultores livres) pede rotulagem obrigatória de origem das matérias primas utilizadas nos alimentos, nenhuma ratificação de acordos de livre comércio com o Canadá e países do Mercosul e fim da regulamentação de fertilizantes, entre outras questões.

Agricultores rumo a Berlim, ainda na madrugada do dia 25/1. Foto: Eure Hatter Landwirte.

Tratores cercam importantes prédios do governo em Berlim

 

As manifestações de 2019

Segundo o canal Moderner Landwirt no Youtube (vídeo acima), mais de 8600 tratores e 40000 agricultores foram para Berlim nos protestos de 2019. O Portão de Brandemburgo virou um grande estacionamento de máquinas agrícolas. Se depender dos grupos organizados, vão repetir o sucesso do evento, apesar da pandemia.

 

Posts relacionados