Terra e Paixão: Novela é mais uma investida da Globo no Agro

Terra e Paixão

A novela Terra e Paixão é ambientada no mundo do agronegócio, com máquinas, propriedades e até cooperativa na trama

A nova novela “das 8” da Rede Globo será fortemente baseada no mundo do agronegócio. Melhor dizendo, na interpretação da emissora sobre o setor que move e sustenta o país. Pelas imagens já disponíveis na programação, há conflito entre um grande “fazendeiro” malvadão e uma pequena produtora lindeira. A novela começa no dia 8 de maio de 2023.

Onde é gravada a novela Terra e Paixão?

As partes externas da novela são gravadas principalmente na Fazenda Annalu, localizada na cidade de Deodápolis, no Mato Grosso do Sul.

As máquinas da novela

Ainda pelas imagens de divulgação da novela, é possível identificar algumas máquinas e implementos. A aparentemente mocinha que luta contra o fazendeiro malvadão interpretado por Tony Ramos tem um trator Massey Ferguson 235 e uma plantadeira Stara Sfil SS12000 HyTech. Do outro lado, um desfile de tratores, colheitadeiras, pulverizadores e plantadeiras John Deere, entre outras marcas em modelos compatíveis com o porte de uma grande propriedade.

Terra e Paixão

Trator Massey Ferguson puxando uma SS12000. Cena de novela.

 

Terra e Paixão

Do outro lado: maquinário de grande porte.

 

De olho na narrativa

A novela está apenas começando, mas é bom ficar de olho na repercussão da obra no grande público. Se algumas cenas poderão tirar risadas dos produtores rurais pela forma do manuseio das máquinas e implementos, outras poderão criar ideias erradas sobre agricultura e como as coisas funcionam longe das cidades.

Se o “ambiente agro” será presença constante na trama, não sabemos. Por enquanto, está servindo para atrair grandes empresas do setor através do product placement, onde as marcas colocam os produtos estratégicamente dentro das cenas, pagando um bom preço. Enquanto isso, no intervalo comercial de fato, trinta segundos no horário da novela custam a módica quantia de R$ 948 mil (cobertura nacional).

Nunca esqueçam do Capitão Talkey (entre outros)

 

 

Apesar da série de inserções “O Agro é POP”, do Globo Rural e de outros aproveitamentos históricos do mundo rural na TV Globo, o setor agrícola já foi ridicularizado profundamente na mesma casa. Em outubro de 2019, uma animação do então Zorra Total chamada Capitão Talkey mostrou um fazendeiro resposável por poluir a floresta. O mesmo programa, no mesmo ano, criou uma paródia do Sítio do Pica-pau Amarelo para igualmente sacanear o agro.

Moral da história: não adianta chamar de lixo e dizer que não assiste. É preciso ficar de olho e contrapor através de associações, cooperativas e entidades, qualquer episódio de difamação, ainda que sutil.

Posts relacionados