Revelado o mistério do tanque de Anguil, na Argentina

Tanque de Anguil

Vídeo com estranha onda em tanque de água viralizou na internet, mas a ciência explica o mistério

Um vídeo mostrando uma estranha onda que nunca transborda, viralizou na internet.

Um tanque de água em uma área rural da localidade de Anguil, na Argentina, foi flagrado com o estranho fenômeno no vídeo abaixo:

Os comentários nas postagens especulavam sobre diversas razões para a estranha forma de onda, mas a ciência pode explicar o fenômeno.

Trata-se da Seicha, uma onda estacionária de longo período que ocorre em corpos de água confinados, como no tanque do vídeo.

Diz a Wikipedia:

As seichas são fenómenos ondulatórios que se estabelecem em corpos de água confinados, assumindo os trens de ondas formados modos de oscilação que correspondem aos períodos naturais de ressonância do corpo de água. Por outras palavras, as seichas são um fenómeno semelhante ao que ocorre num recipiente com superfície livre contendo água, se este for sujeito a uma oscilação próxima da sua frequência natural: a água entra em oscilação, subindo e descendo com nodos e ventres distribuídos em função das dimensões do recipiente e do comprimento de onda da oscilação (sendo o comprimento um múltiplo exacto da distância entre nodos).

Na natureza o fenómeno é causado pela ressonância num corpo de água confinado que foi perturbado por uma força oscilatória, em geral o vento ou ondulação proveniente de águas confinantes. Embora menos frequentes, os sismos podem ser causa de seichas (o mecanismo de formação das seichas apresenta muitos aspectos em comum com o da formação de tsunamis).

No caso do Tanque de Anguil, as dimensões (diâmetro e profundidade) bem como a variação de temperatura entre a superfície e o fundo podem ter colaborado para a criação da onda concêntrica tão peculiar. O vento também pode ajudar.

Onda similar, criada em laboratório

Existe um incrível centro de pesquisas de energia oceânica na Universidade de Edimburgo, no Reino Unido, capaz de simular diversas ondas em uma piscina circular. O tanque contém dezenas de aletas que, controladas por computador, empurram a água na direção desejada.

O sistema é capaz de gerar ondas concêntricas como as que apareceram no Tanque de Anguil, em uma frequência superior até espirrar a água no centro da formação:

https://youtu.be/WffR6HrEqTA?t=40

Saiba mais: Oleaje en el tanque: se trataría de un «seiche», una rara forma de ondulación del agua.

Posts relacionados