Ag Cormorant, o drone pulverizador com capacidade para 500kg de carga

Ag Cormorant

O drone israelense Ag Cormorant está em testes e pretende substituir o uso do avião agrícola nas lavouras. O Brasil está na mira.

O drone Ag Cormorant é uma parceria da empresa Adama com a Tactical Robotics, sendo uma versão do Cormorant já existente para atender o mercado agrícola. O drone poderá pulverizar durante qualquer hora do dia, dispensar pista de pouso e realizar tudo isso com baixo nível de ruído.

O equipamento cabe em um caminhão, podendo ser levado para a lavoura e usado em minutos.

Vista lateral do drone Ag Cormorant.

A capacidade de carga do Ag Cormorant é de 500 kg. O desenho do drone aproveita o deslocamento de ar dos rotores para dar um incremento na penetração dos produtos nas lavouras.

Ag Cormorant em vídeo

https://youtu.be/0rkiVHrYHt8
Vídeo: a peça foi duramente críticada no Youtube pelas condições de voo demonstradas: muito alto.

Segundo os fabricantes, os mercados do Brasil, Argentina e Estados Unidos estão na mira. O drone será vendido como uma alternativa mais barata ao voo agrícola com aeronaves tradicionais, permitindo inclusive a aplicação mais próxima das áreas urbanas.

Vale lembrar que o Cormorant original foi desenvolvido para diversas funções como ambulância aérea, combate a incêndios e transporte pessoal. Seu nome anterior era Air Mule.

O drone pesa 1,5 tonelada (vazio) e atinge a velocidade de 185 km/h. Seus motores são instalados em dutos, diminuindo o risco de acidente e choque das hélices em obstáculos. O motor utilizado é o Turbomeca Arriel (o drone não é elétrico).

Veja também: Drones no Blog do Farmfor.

A empresa Tactical Robots (empresa israelense subsidiária da Urban Aeronautics) desenvolveu até agora duas unidades para testes e o preço final do drone ficará em torno de US$ 2,5 milhões. A promessa é de disponibilidade para venda ainda em 2020.

O drone tem um “primo” muito parecido e que pretende ser uma versão acessível para transporte urbano. Literalmente, um carro voador. Saiba mais sobre o CityHawk VTOL.

Posts relacionados