Restos de poda levam bovinos à morte na Inglaterra

Restos de Poda

Galhos e folhas de uma árvore venenosa foram deixados na propriedade por uma vizinha, que não sabia dos efeitos da planta nos animais

 

Restos de poda de jardim causaram um prejuízo enorme para um agricultor da região de Basingstoke, Hampshire, lá na Inglaterra. Quatro vacas e cinco bezerros foram encontrados mortos na pastagem, sendo a causa logo identificada: ingestão de folhas de teixo (Taxus baccata) encontradas no terreno. A responsável também foi identificada, sendo uma vizinha da propriedade que descartou os restos no campo, sem saber do perigo que a atitude causaria aos animais.

Rob Janaway é o nome do pecuarista azarado, que precisou isolar uma grande área do seu pasto pois os animais pisotearam a área e espalharam os resíduos. Basta a ingestão de pedaços pequenos da planta (que contém alcalóides) para o envenenamento causar a morte dos bovinos.

O teixo ocorre na Europa, Ásia e norte da África. Suas propriedades matadoras são conhecidas desde tempos remotos e o veneno da sua seiva já foi muito usado para a confecção de flechas envenenadas. Hoje é matéria-prima até mesmo para remédios contra o câncer.

Folha do Teixo

O caso ainda revela outro problema das áreas rurais da Inglaterra: propriedades que estão virando sítios de lazer e, com elas, aparecem novos vizinhos que não entendem muito da vida do interior e certos perigos para si mesmo e para os agricultores do entorno.

Com informações do site Metro.

Confira nossos textos sobre bovinocultura no Blog.

Posts relacionados