Pintar listras brancas em vacas pode diminuir as picadas de moscas

listras brancas

Um estudo do Japão sugere que a pintura confunde o sistema de orientação dos insetos e pode diminuir pela metade os ataques

Os cientistas do Aichi Agricultural Research Center, lá do Japão, pintaram bovinos pretos com listras brancas, com padrões de “zebra” e chegaram a uma conclusão: as picadas de moscas caem pela metade.

O estudo foi publicado no site PLOS One e mostra que os experimentos foram realizados entre 2017 e 2018 no centro de pesquisas localizado na cidade de Nagakute. Foram usadas 6 vacas prenhes japanese black pintadas com tintas à base de água com listras, outras sem alteração e outro grupo pintado totalmente na cor branca.

As vacas com as listras (coluna do meio) levaram a metade das picadas das moscas durante os testes.

O estudo aponta que as moscas tentem a não pousar em superfícies listradas por conta da desorientação visual. Mesmo simples, a adoção deste método pode aliviar o prejuízo em pequenas propriedades e até mesmo substituir a aplicação de inseticidas. Para grandes propriedades, é praticamente impossível: imaginem pintar a cada semana (a tinta desaparece em pouco tempo) um rebanho de 2000 animais?

De qualquer maneira, interessante.

Listras brancas nas vacas – leia mais:

Cows painted like zebras can fend off flies better than their plain-coated counterparts (CNN).

Giving cows zebra-like stripes may help deter flies: study (NY Post).

Painting ‘Zebra Stripes’ on Cows Wards Off Biting Flies (Real Clear Science).

Leia também: Boato diz que tronco tombador é máquina de esmagar vacas.

Posts relacionados