langya henipavirus LayV é a nova ameaça que vem da China

langya henipavirus

Detectado pela primeira vez em 2018, o langya henipavirus foi formalmente identificado nesta semana por cientistas. Maioria dos infectados é de agricultores.

 

O vírus langya henipavirus, ou LayV, está no radar dos cientistas desde antes da pandemia do coronavírus. Nesta semana, sua identificação foi formalizada e os casos detectados rastreados, com origem nas provincias de Shandong e Henan.

Os 35 pacientes infectados eram em sua maioria agricultores e alguns poucos operários de fábricas. Entre os sintomas estão fadiga, febre, tosse, perda de apetite e dores musculares. Não foram registradas mortes.

langya henipavirus

Ainda não se sabe se o vírus pode ser transmitido entre humanos, mas é preciso realizar mais estudos já que a quantidade de pessoas infectadas é muito pequena. A suspeita é da transmissão de animais para humanos, sendo o musaranho (Tupaia belangeri chinensis – foto acima) o provável hospedeiro. No estudo, o vírus foi encontrado em mais de 1/4 dos 262 animais analisados. O LayV também foi encontrado em uma quantidade mínima de cabras (2%) e cães (5%).

As autoridades alertam que não há motivo para pânico e reforçam que não foram registradas mortes pelo LayV.

 

Típica imagem rural da região de Shandong, na China. Tudo começou em 2018, quando um agricultor de 53 anos procurou assistência médica com sintomas de infecção viral. Imagem: SHANDONG, CHINA – LIFE IN PICTURES – Shôn Ellerton.

Saiba mais

Zoonotic Langya virus found in China, CDC says

Via Farmfor.