Hanomag SS100, o trator que rebocou o foguete V2 (e outras coisas)

Hanomag SS100

A versão militar do trator Hanomag SS-100 participou ativamente na Segunda Guerra Mundial e sobreviveu ao conflito, equipando diversos países

Hanomag SS100

A Hanomag (Hannoversche Maschinenbau AG) foi fundada na Alemanha em 1835 por Georg Egestorff, com o nome Eisen-Giesserei und Maschinenfabrik Hannover, atuando no ramo de máquinas a vapor, depois máquinas agrícolas e locomotivas. O nome Hanomag só seria adotado em 1871.

O negócio expandiu para veículos leves, mas a empresa também foi uma das pioneiras em tratores com motores diesel na Alemanha. Com o início da Segunda Guerra, a linha de produção de automóveis foi adaptada para a fabricação de veículos militares e daí nasceu um dos modelos mais famosos da empresa, o Hanomag SS100. O trator militar tinha tração 4X2, motor diesel de 6 cilindros com 100 hp e capacidade para rebocar até 20 toneladas.

A cabine deixava o SS100 com cara de veículo urbano normal, com versões de 2 e 4 portas e cabine simples ou dupla. Em uma das lidas mais notáveis do trator, está a movimentação dos mortais foguetes V2, como mostra o vídeo abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=24vP5r56tHc

O trator foi fabricado entre os anos de 1933 e 1944, mas versões modificadas no pós-guerra – modelos ST100 e ST100W – foram vendidas para outros países, incluindo a França, para equipar o seu exército.

A Hanomag teve parcerias comerciais na Espanha e na Argentina (nos anos 60 com o nome Rheinstahl Hanomag Cura SA, primeiro importando tratores e depois fabricando os próprios, depois foi vendida para a Massey Ferguson). Após uma história de idas e vindas (e algumas falências no caminho) a Hanomag foi absorvida pela Komatsu em 2002.

Um Hanomag SS100 restaurado

 

hanomag

Nos anos 90, uma família da Alemanha encontrou um SS100 em um ferro-velho da Áustria, durante uma viagem de férias. A sucata foi comprada e rebocada até a Alemanha, em uma viagem de 1100 km que durou 6 dias. A aventura e a restauração foram contadas neste blog.

Veja mais fotos no Germany – Hanomag SS-100 Schewer Radschlepper.

Mais sobre a Hanomag no Tractors Fandom.

Posts relacionados