D-limoneno – matando a buva com óleo de laranja

d-limoneno

d-limonenoEmpresa americana oferece herbicida feito à base de cítricos para acabar com diversas ervas daninhas, inclusive a poderosa buva

A buva (ou melhor, como acabar com ela) é assunto recorrente nos grupos da internet, seja no WhatsApp ou no Facebook. Sempre que alguém faz a famosa pergunta sobre o que está sendo feito para acabar com a praga, uma chuva de receitas é oferecida por agricultores de várias partes do país.

Para não perder a piada: uma das soluções mais oferecidas é o Enxadex, fabricado pela Tramontina. Aplicar sempre ao sol.

Pois uma empresa americana, a Avenger Organics, promete sucesso imediato com um produto que feito com D-limoneno, extraído do óleo da casca de laranja (aquele óleo que espirra da casca e é bem inflamável). Como o mercado das alternativas ao glifosato está crescendo, soluções como esta estão na mira dos agricultores americanos e europeus, por escolha própria, resistência das invasoras ou força governamental.

Planta antes e depois (uma hora) da aplicação do produto, segundo a empresa.

 

O nome comercial do herbicida natural é Avenger Organic Weed Killer, vendido na versão doméstica (em um aplicador típico) ou em galões para uso na agricultura.

O herbicida não-seletivo atua dissolvendo a camada de cera (cutícula vegetal), fazendo com que a planta desidrate e morra. A empresa alega que o produto atua mais rapidamente em relação aos herbicidas sintéticos e também aos concorrentes naturais que usam vinagre, ácido cítrico e óleos.

D-limoneno é uma espécie de óleo milagreiro

Componente de medicamentos, cosméticos, solventes e até alimentos, o D-limoneno é um velho conhecido da indústria e tem também espaço no mundo das terapias alternativas. Segundo o site OleosEssenciais.org, ele é capaz de atuar em tratamentos contra o câncer, ser usado como calmante e sedativo. Vale a leitura.

https://youtu.be/ovzSn_-A2cA
Depoimento sobre o produto. Ative as legendas e a tratução automática na engrenagem.

Atenção: consulte sempre o seu agrônomo. Este texto é apenas um informativo sobre as alternativas existentes no mercado americano. Não vendemos o produto ou possuímos qualquer relação comercial com a empresa citada.

Saiba mais

Site da empresa Avenger Organics e dados técnicos.

Patente do produto: Limonene-containing herbicide compositions, herbicide concentrate formulations and methods for making and using same.

Plantas que a empresa promete combater (em inglês): Spurge, Sowthistle, Redroot Pigweed, Tumbling Pigweed, Annual Bluegrass, Shepherd’s Purse, Common Purselane, Common Chickweed, Clover, Hairy Fleabane*, Crabgrass, Smooth Crabgrass, Dandelion, Whitestem Filaree, Bermuda Grass, Bindweed, Shepherds Purse, Prickly Lettuce, Lambsquarters and Little Mallow.

 

Posts relacionados