A maior fazenda do mundo (em 1866)

Texto enviado ao jornal The New York Times, em 1866, descreve uma super propriedade rural

 

Um leitor do jornal Cincinnati Inquirer (EUA), nos idos de 1866, descreveu o que seria, na sua opinião, a maior fazenda do mundo.

 

“Notei um texto em sua última edição sobre uma fazenda de 8000 acres no condado de Bureau, Illinois, o que pode ser considerada uma grande propriedade. Mas a fazenda que é, sem dúvida alguma, a maior do mundo com área plantada, acredito eu, é a de propriedade de M. L. Sullevant, outrora das cercanias de Columbus, Ohio, agora do condado de Champaign. Ele possui e gerencia mais de 70000 acres da melhor terra do hemisfério, 23000 destes são cercados, realmente cultivados e melhorados. O resto é para a criação de gado.

Eu arriscaria dizer que lá não se acha 5 acres de terra inservível nos 70000 do senhor S. Sua produtividade é inatingível. Quase a totalidade da operação é conduzida com máquinas que economizam o trabalho. Assim estima-se que um homem realiza o trabalho de 4 ou 5, como é a realidade nas propriedades pequenas. Ele instala suas cercas com a força do cavalo. Ara a terra com pás Comstock. Ceifa, colhe, faz cargas e descargas e empilha o seu feno com a força dos cavalos. Cultiva seu milho por máquinas modernas. Ele drena seus banhados com máquinas, assim todos os seus empregados podem realizar o trabalho facilmente, como andar de charrete.

Eu tive o prazer de estar presente quando ele colheu 1000 acres de seu trigo. Isto era feito com 10 escravos*, cerca de 10 ou 20 homens e e 20 cavalos cortaram e empilharam cerca de 200 acres por dia, e trabalhavam melhor do que à maneira que já vi em outras ocasiões pelo método antigo.

Para descrever todas as modernas práticas empregadas neste tipo de agricultura, eu precisaria de mais espaço do que você reservaria. Como se não bastasse toda esta tecnologia que poupa o trabalho, o sr. S. emprega até 200 homens, 200 cavalos e mulas e uma boa quantidade de bois. Não tenho os dados exatos, por isso não vou arriscar a falar sobre os enormes lucros da propriedade, em bushels ou toneladas. Alguma estimativa pode ser feita pelo tamanho da propriedade, mas deve-se levar em conta que a qualidade do solo é inigualável.”

Publicado em 26 de agosto de 1866.
Texto de propriedade do The New York Times.
* A abolição da escravatura nos EUA ocorreu em 1863, e o termo usado no texto original foi o infame niggers, censurado pelo jornal com um singelo risco seguido de um ‘s.

Posts relacionados