Lely Multipower 420, um dos maiores tratores dos anos 70

Lely Multipower

O Lely Multipower foi um protótipo para o mercado americano criado pela empresa holandesa Lely, hoje especializada em equipamentos para pecuária leiteira

O Lely Multipower 420 foi um protótipo de trator fabricado em solo americano pela então Lely Southwest na cidade de Temple, no Texas.

O modelo tinha dois motores V8 caterpillar de 210 hp, o primeiro para o eixo dianteiro e o segundo para o traseiro e PTO. Em lidas pesadas, o trator poderia ser tocado pelo motor dianteiro e o traseiro ficava 100% para o PTO.

Panfleto de vendas trator em revista no ano de 1977. Créditos: Heritage Iron Magazine

O projeto já contava de saída com rodado triplo nos dois eixos e o raio de giro era de 6,5 metros. O trator tinha transmissão de 10 marchas independente para cada motor, bem como dois tanques de combustível.

Rumor sobre o Lely Multipower

Dizem nos fóruns de agricultura que o protótipo de trator era na realidade a junção de dois Olivers 2250.

Colheitadeira Lely: a empresa também se aventurou nas colheitas em 1970.

Sobre a Lely

A empresa holandesa Lely foi fundada em 1948 e hoje é muito conhecida pelos equipamentos para a pecuária leiteira, com seus robôs para ordenha (Lely Astronaut), Tanques (Lely Nautilus), equipamentos de limpeza e manutenção, pausterização de leite na propriedade (Lely Orbiter), entre outros.

Pouca gente conhece este passado com tratores em solo americano, mas a Lely na realidade começou como uma espécie de “estúdio para invenções” que se transformou em uma das maiores empresas de tecnologia e automação para a produção de leite.

A Lely tem 1600 patentes de invenções, clientes em mais de 40 países, 1500 empregados e faturamento de 416 milhões de euros.

Veja mais

11 biggest tractors of all time.

Twin Engines Power New Lely Tractor.

Tratores Antigos no Blog do Farmfor.

Posts relacionados