Bima, o incrível trator francês que teve vida curta

bima

O Bima nasceu nos anos 70 idealizado por um agricultor francês e foi muito avançado para a época

O trator Bima foi desenvolvido por Jacques Bidon, um filho de agricultores da região de Champagne, na França, quando ele ainda estava na faculdade com 20 anos de idade. O projeto foi pioneiro em diversas tecnologias até então incomuns em máquinas agrícolas como o uso de sistemas hidráulicos e até computadores.

Depois de formado na faculdade e de ter trabalhado em diversas empresas da área mecânica, Jacques Bidon voltou para a casa dos pais e para a lida no campo. Com toda a experiência acumulada, começou a projetar o que seria um dos tratores mais importantes da França até hoje, embora esquecido por muitos.

O primeiro protótipo do Bima saiu de uma parceria com uma empresa, com o objetivo de estudar novas formas de engate frontal e traseiro em tratores que melhorassem a eficiência no uso de implementos. Desenvolvido entre 1975 e 1980, o Bima 150 Polytrac era articulado, tinha motor Mercedes de 150 hp bem no centro entre os eixos e rodas do mesmo tamanho na frontal e na traseira com transmissão hidrostática. O protótipo ainda contava com um computador que controlava vários sistemas.

 

bima 150 polytrac

O protótipo BIMA 150 Polytrac

O Bima 150 nunca saiu da fase de protótipo. Com um novo parceiro – a empresa do ramo de máquinas para construção civil Albaret –  os Bimas viraram realmente um produto. Em 1981 são lançados o Bima 250 e 285 e em 1983 os modelos 300 e 360.

 

Bima 300

 

Bima 360

Na mão, outra vez

A Caterpillar comprou a Albaret e o projeto foi descontinuado. Trocando de parceria, outra vez, a empresa passou a trabalhar com a fabricante de colheitadeiras Henripre, em 1986.

Um trator maior

Eis então que Bidon projetou um modelo maior de trator e a Henripre não tinha capacidade para montar (na realidade, nenhuma empresa na França), forçando uma mudança para a Espanha com um mais um parceiro. De lá saiu o último Bima, o modelo 4400 com motor Cummins de 400 hp. Só uma unidade foi produzida e o Bima foi descontinuado para sempre. Entre todos os modelos, apenas 22 tratores foram fabricados. Era uma máquina avançada demais para a época, feita para clientes de nicho e com manutenção muito cara, bem como ser cheio de peças únicas de difícil reposição. Mesmo assim, o trator foi pioneiro e certamente inspirou muitos fabricantes no futuro.

 

O modelo Bima 4400 em vídeo

 

Ao todo, 7 modelos de tratores  foram criados (150, 250, 285, 300, 325, 360 e 4400).

Curiosidade: O nome do trator vem das iniciais do sobrenome do inventor BIdon e de sua esposa, MAnuele.

Posts relacionados