Bill Gates é o maior proprietário de terras nos EUA? Não é bem assim

Bill Gates é o maior proprietário




 

Bill Gates é o maior proprietário

A internet foi invadida recentemente por diversas notícias apontando (ou dando a entender) que Bill Gates, o bilionário americano fundador da Microsoft é o maior proprietário de terras rurais nos Estados Unidos. Não é bem assim.

Bill Gates é o maior proprietário de terras nos EUA? Como tudo começou

 

bill gates

 

A revista The Land Report, especializada em negócios imobiliários no mercado americano, é um centro de informações para atuais e potenciais proprietários de terras nos Estados Unidos.

Seus leitores buscam terras para comprar por investimento, para virar agricultor ou para colocar as “mãos na massa” durante os finais de semana. O site da The Land Report mantém um valioso banco de dados com informações sempre atualizadas sobre o tema.

E foi esta revista que lançou recentemente uma versão atualizada do listão de “maiores proprietários de terras dos EUA”, onde – através de muita investigação – apareceu o nome de Bill Gates como maior proprietário de terras dos EUA, de forma indireta.

Número 49

A pessoa física Bill Gates não é a proprietária de terras e sim um fundo de investimento de propriedade do bilionário. No listão, a real posição de Bill & Melinda Gates (sua esposa) é a de número 49, com 242 mil acres ou 98 mil hectares . O texto da posição diz “O co-fundador da Microsoft e sua esposa fazem a estreia no Land Report 100 com um portfolio diverso de propriedades, incluindo terras para uso recreacional, terras de transição e o maior portfolio privado de terras agrícolas da nação, com terras em mais de doze estados.“. O destaque da lista você confere na página 148 da revista e a reportagem especial sobre Bill Gates na página 54.

Verdade seja dita, a própria revista exagera um pouco nos títulos e coloca a real situação nas entrelinhas. Daí pra frente, a imprensa mundial pega esta particularidade e sai postando notícias com muita fome de clicadas. No Brasil, teve revista fazendo a conversão de 1 por 1 de acre para hectare, tamanha a pressa de “traduzir” e publicar, Outros, dão a Forbes como fonte e não a Land Report.

Para se ter uma ideia da dimensão do negócio, os top 10 da lista – em acres – são John Malone (2.200.000), Emmerson Family (2.140.000), Reed Family (2.100.000), Ted Turner (2.000.000), Stan Kroenke (1.672.500), Irving Family (1.267.792), Peter Buck (1.236.000), Brad Kelley (1.139.984), Singleton Family (1.100.000) e Kink Ranch Inc (911.215).

farmfor bill gates

Uma amostra das principais notícias sobre Bill Gates ser o “maior proprietário de terras” dos EUA segundo o Google, nas últimas 24 horas. Nem todos os veículos que estão no print falam bobagem, mas algumas foram assustadoras.

Veja também: Bill Gates vai investir 40 milhões de dólares para criar uma super vaca.

A compra de uma propriedade altamente fértil de 5867 hectares no estado de Washington por US$ 171 milhões – Quase vinte e nove mil dólares por hectare ou R$ 153 mil no câmbio de hoje – chamou a atenção dos investigadores da Land Report. Um jornal da região deu a notícia dizendo apenas que o comprador era um “investidor da Louisiana”, mas com muita pesquisa foi possível rastrear o real novo proprietário, o Cascade Investment, fundo controlado pela família Gates. Essa história incrível você confere neste link (em inglês). Este movimento colocou Bill Gates no listão.

O fato continua sendo relevante

Bill Gates é hoje a segunda pessoa mais rica do mundo de acordo com o ranking da Revista Forbes, com “valor de mercado” de 98 bilhões de dólares, atrás apenas de Jeff Bezos, da Amazon, que 113 bilhões. Através de intensa filantropia, investe em soluções para agricultura sustentável e ideias para melhorar a vida de agricultores do terceiro mundo. Uma procura por farming no seu blog releva muito destas ações e o que pensa o bilionário.

O que vai significar para a agricultura dos estados americanos com terras agrícolas na mão de um bilionário com agenda própria (e para os agricultores vizinhos) , só o tempo vai dizer.

Posts relacionados