Americanos correm o risco de ficar sem árvores neste Natal

árvore de natal

Árvore de Natal: uma tradição ameaçada: entenda o motivo

 

Os brasileiros, via de regra, enfeitam as casas semanas antes do Natal com árvores de plástico e as bolinhas, que já foram frágeis e quebradiças, foram aos poucos sendo substituídas pelos adornos de plástico oriundos da China.

Nos EUA, a tradição tem seus requintes. Muitas famílias optam pela compra de uma árvore de verdade, plantada em propriedades especializadas do país. E antes que você imagine esta cultura um desperdício, uma árvore de Natal de plástico, vinda da China, tem uma “pegada de carbono” até 10 vezes superior em relação a uma árvore de verdade, segundo o jornal britânico The Telegraph.

 

árvore de natal

Compra da árvore de Natal: rotina que se repete ano a ano.

Agora, o problema: será mais complicado comprar árvores de Natal em 2017. Com a crise do final dos anos 2000, muitos produtores abandonaram a atividade devido à baixa procura pelos pinheirinhos. O efeito vem agora, desfalcando a oferta quase 10 anos depois.

Ainda que muitos falem “pinheiro”, a principal árvore comercializada é na realidade um abeto. O estado da Carolina do Norte produz cerca de 20% de todas as árvores do país. A associação de produtores de árvores (sim, ela existe) prevê um aumento dos preços e uma corrida para os pontos de venda. Ou a plástica alternativa “brasileira”.

Posts relacionados