Pneu ou esteira, qual é a melhor opção no trator?

pneu ou esteira

A americana Titan Tire colocou lado a lado dois tratores idênticos, mas um com pneus e outro com esteiras, para demonstrar quem teve o melhor desempenho

Antes de mais nada, precisamos esclarecer que a empresa criadora do comparativo é uma fabricante de pneus, especializada na linha agrícola e famosa pelos modelos “gigantes” para tratores e colheitadeiras.

A Titan Tire Corporation é uma subsidiária da Titan Internacional e é uma das maiores fabricantes de pneus off-road do país, com unidades de fabricação em três estados.

O pessoal da Titan resolveu equipar um trator Case 580 Steiger Quadtrac com os pneus Goodyear® Optitrac LSW®1400/30R46 (segundo a Titan, o maior pneu agrícola do mundo) e comparar o desempenho com outro Case igualzinho, mas com esteiras instaladas. Com os dois em uma lavoura transformada em campo de provas, os dados foram fluindo. O teste está no vídeo abaixo, em inglês.

Os dois tratores puxaram o mesmo implemento em um campo relativamente seco, durante uma hora e meia. A velocidade ficou perto de 11 km/h, controlada pelo “piloto automático” dos tratores (APM).

Segundo os autores do teste, a adoção de esteiras para tratores deste porte é muito mais caro (incluindo a manutenção). Quanto ao conforto do operador, o trator com pneu é muito mais suave, além do consumo de combustível na estrada: 12,6 galões por hora na versão com pneus contra 16,6 na versão com esteiras (47,7 e 62,8 litros por hora, respectivamente).

Claro que existe um debate sobre a superioridade da esteira em relação aos pneus, especialmente na questão da compactação do solo, mas agora a coisa mudou de figura: com estes pneus gigantes, em matéria de largura, estão bem parecidos com as esteiras. É outro mundo.

Em 2017, a mesma empresa fez um teste similar, mas com tratores John Deere 9620R. Confira no vídeo abaixo:

Os resultados foram similares. Claro que lembramos mais uma vez que o teste foi feito por uma fabricante de pneus. Outros fatores ficaram sem a devida exploração, como a resposta das duas alternativas em terrenos acidentados e cheios de lama, entre outros.

Leia também: Extra-Wide Goodyear 1400/30R46, o pneu agrícola mais largo do mundo.

Posts relacionados