International Harvester HT340, um trator experimental dos anos 60

International Harvester HT340

O International Harvester HT340 era movido por uma turbina a gasolina e tinha transmissão hidrostática

Nos anos 60, o mercado em geral tinha grande interesse em máquinas baseadas em turbinas e projetos futuristas, em um mundo fascinado pelos recentes avanços na aviação comercial e pela era espacial. Motores a jato não eram novidade fora da aviação e a empresa britânica Rover (criadora dos Land Rovers) tinha alguns protótipos de carros desde os anos 50. A International Harvester transportou a tecnologia para o as máquinas agrícolas e desenvolveu o protótipo de trator com turbina, o HT-340.

International Harvester HT340

ht-340

O  propósito da International Harvester com o HT340 era muito mais testar a viabilidade da transmissão hidrostática no sistema do que colocar um trator “a jato” no mercado. Para o projeto, o time de engenheiros da empresa escolheu uma turbina de uma subsidiária, a Solar Aircraft Company.

Montado, o protótipo do trator foi um sucesso de público nas feiras agrícolas onde foi apresentado, em 1961. O visual futurista, o motor a jato e a construção com carcaça em fibra de vidro chamavam bastante a atenção. Nos bastidores, apesar do bom funcionamento da transmissão hidrostática (que entraria no mercado de fato quase no final dos anos 60, no trator IH-656), o trator em si não era uma boa ideia. A turbina consumia muito combustível e precisava de ar puro, coisa complicada no ambiente rural, além de ser muito barulhento para o coitado do operador. E a grande ironia: o uso de fibra de vidro deixou o trator leve demais.

O destino do protótipo HT-340

Quando voltava de uma feira, ainda no primeiro ano de exibições, o HT-340 sofreu um acidente na estrada e ficou seriamente danificado. Recolhido para manutenção, ganhou alguns upgrades e passou a ser chamado de HT-341. O foguetinho recebeu direção estabilizada, engate de três pontos, pneus maiores, iluminação na traseira, novos filtros e pintura na cor branca. O agora HT-341 ainda percorreu o país em demonstrações até ser doado ao renomado Museu Smithsonian em 1967.

As réplicas do HT-340 e 341

O trator que entrou para a história da agricultura como o primeiro modelo a jato e também o primeiro a usar transmissão hidrostática ganhou uma réplica totalmente funcional, construída pelo mecânico Brian Harris usando os projetos originais da IH. As fotos abaixo são da réplica, quando oferecida em um lote de leilão na Mecum Auctions, em 2019.

 

A turbina na parte frontal: o ar entra pela grade frontal do trator e sai pelo tubo preto logo acima.

 

 

 

 

 

Curiosidades sobre o HT-340

A turbina consumia cerca de 4 litros de combustível em apenas 5 minutos e funcionava a 60 mil RPM, produzindo 85 hp. O conjunto de turbina e redução pesava apenas 40 kg. No vídeo abaixo, você confere o ruído da turbina.

 

 

Saiba mais

Turbine Tractors – Passing Fancy or Great Idea – You Decide

International Harvester HT-340 Prototype, built by Solar Aircraft incorporating a turbine engine geared down to run a hyd pump to run the motors on each rear wheel.

 

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