Hydrotronic, a colheitadeira fantasma da França

Hydrotronic

A marca de colheitadeiras Hydrotronic deixou uma legião de saudosistas curiosos sobre a máquina francesa

A Hydrotronic, como o próprio nome indica, era uma colheitadeira com transmissão hidrostática pioneira para a sua época. Lançada por Thierry Sénéclauze no início da década de 90, pretendia reviver a produção de colheitadeiras na França após o fim das atividades da Braud (vendida quase na totalidade para a Fiatagri em 1984). Até hoje, pouco se sabe sobre a marca, quantidade de modelos lançados e por onde andam seus exemplares.

Na realidade, é mais fácil encontrar pessoas procurando notícias sobre a Hydrotronic do que informações oficiais sobre a colheitadeira. Nos fóruns franceses sobre agricultura, usuários trocam pistas e fofocas sobre a localização de máquinas e sucatas pelo interior do país e rumores sobre os motivos para o fim da marca, até sobre uma possível compra do projeto por parte da New Holland.

 

A colheitadeira em jornal de 1996

 

Alguns modelos da Hydrotronic

 

AC 350

hydrotronic

 

A imagem de um panfleto publicada em um fórum agrícola descreve algumas características do modelo AC 350: uma colheitadeira totalmente hidráulica, motor Renault (RVI) MIDR de 385 hp e sistemas hidráulicos das marcas Linde, Bosch e Danfoss.

 

TS 500

 

 

Especificações:
Largura da plataforma: 7,3 m
Diâmetro do tambor debulhador: 900 mm
Tambor debulhador largo: 1.750 mm
Número de agitadores de bandeja: 7
Área da peneira: 6,7 m2.
Capacidade do tanque graneleiro: 11.600 litros
Potência do motor: 535 cv (diesel)

A TS500 foi lançado por volta de 2002, mas não foi colocado em produção em série. Nada se sabe sobre o número de unidades construídas.

Imagens diversas

 

 

 

As imagens acima foram retiradas do perfil de Thierry Sénéclauze no Facebook.

 

Este post em nosso blog adicionará novas informações da colheitadeira, assim que forem encontradas.

 

Posts relacionados