Conheça os tratores poloneses da Ursus

Posted by on 25 de março de 2017

Desde 1893, a fábrica é parte da história da Polônia e já foi estatizada, destruída, passou por guerras e hoje resiste, produzindo máquinas e implementos agrícolas.

 

A Ursus foi fundada em 1893 por 3 engenheiros na Polônia, com a ajuda de alguns sócios capitalistas. Produzindo escapamentos, caminhões e acessórios, nos tempos do czar russo.

Estatizada em 1930, produziu equipamentos militares até o final da Segunda Guerra, quando as plantas se dedicaram ao mercado agrícola, produzindo uma cópia do trator alemão Lanz Bulldog, batizada de Ursus C-45.

 

 

 

Hoje, em tratores, a empresa, sem o brilho e número de vendas do passado, conta com duas linhas bem diferentes, uma para a União Européia, com visual bem moderno e outra para exportação, com um visual bem mais conservador e maior potência.

 

 

Na linha doméstica, o maior trator é o 3150-V Power, com motor Deutz EU IV de 150 hp. Na linha exportação, o Ursus 18414 é o maior, com motor DEUTZ BF6M1013FC.

Curiosidade: os trabalhadores da Ursus tiveram grande participação nos movimentos políticos do sindicato Solidariedade, nos anos 70/80.

Créditos da imagem do trator C-45: Ursus C-451 By Konflikty.pl, Attribution, aqui.

Facebook Comments

Simple Business by Nimbus Themes
Powered by WordPress