Tiktok vai investigar vídeos agrícolas com manobras perigosas

Tiktok

Usuários estão postando vídeos de desafios perigosos no ambiente rural para ganhar likes e viralizar entre os amigos do Tiktok

O Tiktok é a “rede social” da vez e trabalha especialmente com vídeos rápidos com efeitos especiais. De celebridades a pessoas comuns, muitos ficam o dia inteiro postando desafios, curiosidades e conteúdo (quase) adulto para chamar a atenção e manter uma audiência cativa.

Não é diferente com a gurizada do meio rural na Europa. Na Irlanda, as entidades estão pressionando os responsáveis pelo aplicativo para que fiscalizem ou apaguem vídeos que incentivem um comportamento perigoso no uso de maquinário agrícola, prática que está ficando comum por lá.

Até o Ministro da Agricultura da Irlanda entrou na briga.

Entre os vídeos, manobras com quadriciclos quase resultando em capotagem, jovens sentados em conchas de escavadeiras girando em alta velocidade e um guri montado na saída de uma ensiladeira Claas, brincando de rodeio. Alguns rachas de tratores também fazem parte do “repertório”.

Tiktok prometeu investigar

Com a repeercussão dos vídeos e a reclamação das entidades agrícolas irlandesas, o aplicativo chinês respondeu em nota que o time de segurança da plataforma vai investigar as postagens e tomar as devidas providências.

Praticamente todas as redes sociais e aplicativos que permitem a postagem de vídeos possuem este tipo de conteúdo, especialmente o Youtube. A diferença agora é que o Tiktok explodiu em popularidade de forma muito rápida, com bilhões de visualizações dos seus vídeos e usuários arrecadando milhares de seguidores.

Deve-se buscar um equilíbrio para que a restrição saiba separar o que é manobra arriscada e ilegal das atividades comuns no dia a dia de uma propriedade rural. Não podemos esquecer do papel benéfico da internet na divulgação das rotinas diárias de agricultores da nova geração, gerando um sentimento de pertencimento e valorização da atividade.

Veja também

‘Alarmingly immature’: Farm machinery stunt videos criticised.

Video: Shock at footage of ‘disgusting’ and ‘dangerous’ behaviour filmed on farms and roads.

TikTok investigating dangerous posts with farm machinery.

Posts relacionados