Robô que faz poda de pomares está em desenvolvimento na Alemanha

robô que faz poda




robô que faz poda

Robô que faz poda

Um robô que faz poda de pomares e parreirais está em desenvolvimento na Universidade de Hohenheim, na Alemanha. Por enquanto, é uma simples caixa feita com barras de alumínio, sensores e um braço robótico padrão que segura orgulhosamente uma serra elétrica. Em um futuro próximo, no formato definitivo, poderá ser um forte aliado dos produtores.

A atividade de poda é crítica na Europa e muitos pomares (que possuem uma importante função ambiental) estão morrendo por falta de quem cuide. A falta de mão de obra especializada é grande, ninguém mais sabe podar.

Como funciona o robô

Nuvem de pontos: é assim que o robô “vê” a árvore e seus galhos através do laser. Nesta fase experimental, não é bom deixar o braço por perto.

O Phoenix se movimenta no pomar através de GPS com RTK, identifica a posição das plantas e faz uma varredura com laser (LIDAR), identificando os galhos que serão podados e executando o serviço de acordo com o tipo de planta e objetivo da poda.

Neste momento, o robô que faz poda ainda engatinha, sendo controlado manualmente até os pontos de corte. Nada que investimento e estudo não resolvam no médio prazo.

Veja também

SMASH, o robô agrícola da Yanmar – Em desenvolvimento na Itália, o robô SMASH será capaz de monitorar lavouras, fazer análise de solo e atuar na aplicação de defensivos.

Posts relacionados