O lamento de um produtor espanhol ao destruir um pomar

produtor espanhol

Produtor espanhol gravou vídeo para justificar a derrubada de seu pomar de caqui na região de Valência, sem condições para continuar na atividade

A página espanhola “Pimientero” publicou, recentemente, um triste vídeo onde um produtor de caqui explica os problemas para quem está na atividade na Espanha enquanto ao fundo alguém corta rente os pés de caqui no pomar.

O que ele descreve, é uma tempestade perfeita: custo de produção muito acima do preço de mercado (18 centavos de euro contra 10), concorrência com produtos africanos e a falta de defensivos aprovados que combatam as pragas na produção.

https://www.facebook.com/1632395910381813/videos/593854634759433/

Hoje, são capazes de ir a marte, gastar milhões, mas são incapazes de combater um simples bichinho insignificante que aqui chamamos de cotonet. Não podem terminar com ele pois com os produtos disponíveis aqui na Europa é impossível combater.

O cotonet mencionado no vídeo é o Pseudococcus viburni, uma espécie de cochonilha, uma praga que também ataca a produção de vinho na Nova Zelândia e na Califórnia.

Quando publicamos na página sobre os rumos da produção agrícola na Europa, logo nossos seguidores comentam que “falta pouco para o agricultor não conseguir mais trabalhar com tanta proibição”. Parece que agora não falta mais, os exemplos estão aí.

O pomar derrubado.

O vídeo encerra com uma defesa das cooperativas, uma reclamação sobre os políticos que não ouvem os agricultores do país e o reforço sobre os agroquímicos ineficientes disponíveis no país.

Até o momento desta publicação, o vídeo conta com 1200 reações, 4,6 mil compartilhamentos e 178 mil visualizações.

Leia também

Espanha quer acabar com os subsídios para os “Agricultores de Sofá”.

Posts relacionados