Fertilizantes: Bielorrússia solta o verbo contra a Lituânia e diz que o país prejudica o Brasil

bielorrússia

bielorrússia

O perfil oficial da embaixada da Bielorrússia no Brasil publicou nota nas redes sociais contra o país vizinho

Parece que o negócio azedou entre a Bielorrússia e a vizinha Lituânia. Diz a nota publicada no Facebook:

Notícia importante para o ??: governo da Lituânia declarou inválido o Acordo entre o produtor #Belaruskali de ?? e as ferrovias estatais da #Lituânia sobre o trânsito de fertilizantes de #Belarus por meio do porto de #Klaipeda a partir de 1 de fevereiro. Isto quebrou completamente a logística de transporte de fertilizantes para o Brasil ??. Companhia Nacional de Abastecimento – ConabSituação:

Lituânia, com população de 2,7 milhões de habitantes, está fazendo uma comédia política, impedindo Brasil com 214 milhões de pessoas de fortalecer sua segurança alimentar, combater a fome e desenvolver seu setor agrícola, que não pode funcionar efetivamente sem o fertilizante de Belarus.

Comentando a situação, o Primeiro ministro de Belarus Roman #Golovchenko disse: “A Lituânia, ao tomar tal decisão unilateralmente, violou o acordo intergovernamental sobre comunicação ferroviária, bem como documentos internacionais que regulamentam questões de trânsito para países sem litoral. Oferecemos opções para a Lituânia. Se a Lituânia não responder a Belarus nos próximos dias, Belarus imporá medidas de retaliação”.

A Bielorrússia produz cerca de 1/4 do Cloreto de Potássio no mundo e não tem saída para o mar, dependendo das boas relações com os países vizinhos para completar a sua logística. É mais um potencial problema para os agricultores brasileiros, entre tantos outros.

Veja também

Presidente da Bielorrússia quer “tratorterapia” para o coronavírus

Posts relacionados