Deep Freeze – o inferno gelado que tomou conta do Texas

deep freeze

Deep Freeze – a Tempestade Invernal Uri vem atacando severamente os Estados Unidos e o México, causando uma onda de frio sem precedentes para algumas regiões e de forma muito rápida. O Texas está um caos, com temperaturas na casa dos -26C (sim, menos 26 graus Celsius). A tempestade atingiu os EUA com mais força entre 12 e 16 de fevereiro.

deep freeze

A foto acima ilustra muito bem a situação: na localidade de Goodnight, no Texas, uma vaca de 700kg está de pé na água congelada de um bebedouro. Os créditos são da ouvinte Jerell Key, da KTXS.

O frio provocou diversos problemas na rede de distribuição de energia elétrica do Texas, causando um blecaute que durou várias horas ou dias, deixando a população em casa sem aquecimento, os canos dágua congelados e as estradas com acesso dificultado. Os hospitais estão recebendo muitos pacientes intoxicados por monóxido de carbono e hipotermia. Pelo país, mais de 20 mortes causadas pelo frio já foram confirmadas.

Gambiarra pela sobrevivência: morador usa o aquecimento do carro para levar ar quente até a residência.

O Deep Freeze e o debate sobre as energias limpas no Texas

A tempestade (e seus problemas) dispararam todo tipo de debate nos EUA, da qualidade do gerenciamento do sistema de energia até os possíveis erros do Electric Reliability Council of Texas (ERCOT), uma espécie de operador que gerencia todo o fluxo entre geradores de energia e consumidores residenciais ou industriais.

Janeiro é o mês mais frio do ano no Texas e costuma ter temperaturas mais altas entre 11C e 21C e as mais baixas entre -5C e 11C. O volume de chuvas no mês fica entre 25 e 50 mm. Fevereiro já é mais ameno – no geral entre -3C e 24C – com ocorrência de neve apenas nas montanhas.

E esta normalidade foi quebrada pelas temperaturas congelantes da Uri. Na realidade, ninguém está acostumado a situações como esta na região, seja no vestuário, preparação, cultura ou toda a infraestrutura.

Ventilador de teto congelado em residência. Foto: Thomas Black no Twitter.

Com o frio, a demanda por energia elétrica aumentou muito, forçando os operadores a adotarem blecautes em forma de rodízio. O gelo congelou as turbinas eólicas, comprometendo cerca de 50% da sua capacidade (que por si só responde por 25% de todas as opções energéticas do estado nesta época do ano).

Os sistemas de geração a gás também foram comprometidos por falta de investimento em equipamentos de proteção para baixas temperaturas. Sem trocadilho, foi a tempestade perfeita. Pra piorar, alguns especialistas apontam que o Texas não consegue receber energia de outros estados por ter uma rede de distribuição muito isolada. Um resumo da guerra midiática entre esquerda e direita pode ser visto no site Carbon Brief.

O Agro também sofre

A situação está prejudicando a logística para qualquer coisa, mas os embarques de grãos pelo Golfo do México estão sofrendo com os atrasos. Os produtores de cítricos estão observando congelamento interno dos frutos no pé e os pecuaristas estão sem água, alimentação e aquecimento para os animais. Uma tragédia.

Saiba mais

Coletânea de fotos da crise no Texas no site The Straits Times.

Why the Deep Freeze Caused Texas to Lose Power (Scientific American).

 

 

Posts relacionados