O estado americano de Dakota do Norte não está nada satisfeito após a compra de uma fazenda produtora de batatas por parte de investidores ligados a Bill Gates
Uma entidade comprou 850 hectares de terras pertencentes a uma fazenda produtora de batatas, a Campbell Farms, localizada na cidade de Grafton. O local fica quase na fronteira entre os Estados Unidos e o Canadá.
Localização da propriedade no estado de Dakota do Norte. Imagem: Google Earth.
A propriedade fica na beira do asfalto na cidade de Grafton.
O próprio estado está investigando a compra de terras por parte da entidade Red River Trust, ligada ao bilionário americano, depois que vários residentes da região e de fora dela começaram a reclamar na justiça.
Bill Gates virou notícia no mundo agro no início de 2021, quando diversos canais noticiaram que ele seria o maio proprietário de terras nos Estados Unidos. Na realidade, é um deles e nós comentamos aqui no blog sobre o caso, vale a pena conferir acessando este link.
Depois da compra da propriedade, o Procurador do Estado de Dakota do Norte mandou para o trust uma notificação sobre a inviabilidade de grupos financeiros com este perfil controlarem terras no estado, perguntando oficialmente qual seria o motivo da compra e o uso pretendido. É briga de cachorro grande.
A ligação entre a Red River Trust e Bill Gates foi denunciada pelo site New York Post. Segundo pesquisa, o responsável pela entidade já foi diretor de uma empresa de investimentos agrícolas chamada Cottonwood, responsável por investimentos na área do agro realizados pelo então casal Bill e Melinda Gates.
Saiba mais aqui, aqui e aqui, em inglês.