8NCREDIBLE, um trator Ford 8N a 162 km/h

8ncredible

O 8ncredible foi construído por Jack Donohue, construtor de carros da Nascar e piloto de provas, para honrar outra lenda do passado

 

O mecânico Jack Donohue teve uma longa carreira na Nascar. Foram mais de 30 anos construindo carros e participando de grandes equipes. Vindo de família de agricultores, tinha grande experiência também com tratores e tudo o que envolve uma propriedade rural. Não é preciso de muito para imaginar como era o galpão da propriedade nos dias de chuva.

 

Com o objetivo de honrar outra marca do passado, quando o piloto de provas David Abbott “AB” Jenkis chegou aos 110 km/h em 1935, Donohue adaptou um Ford 8N de 1952 com um novo chassi (só o trabalho com solda nos tubos já é uma obra de arte) e carenagem especial. O motor é uma versão especial baseada no Ford Flathead V8 de 4178 cilindradas e 125 hp. Para aguentar a velocidade, pneus de avião na traseira e automotivo de corrida na dianteira, ambos da Goodyear.

 

Imagens do trator 8ncredible (créditos: jackdonohue.com)

 

 

 

 

 

O recorde

Em 2016, Jack Donohue levou o 8ncredible até a marca de 101 mph (162 km/h) em uma pista de corrida na pista Wilmington’s Ohio Mile. Seu recorde anterior era de 96,3 milhas. O trator modificado é registrado e tem permissão para correr em pistas profissionais pelo país.

Em vídeo

O trator no dinamômetro

8credible em ação

Veja também

HE DID IT! Jack Donohue’s 101 Mile Per Hour 1952 8Ncredible Tractor Is The Best LSR Vehicle Ever

Trator JCB Fastrac bate recorde de velocidade na Inglaterra 

Posts relacionados