Wagner Tractor, máquina dos anos 50 que foi parar nas mãos da… adivinha?

Wagner Tractor

Trator foi pioneiro com a tecnologia de articulados nos anos 50 e fez muito sucesso no segmento de grandes máquinas agrícolas nos Estados Unidos

A Wagner Tractor Company foi criada nos Estados Unidos em 1954 por sete irmãos (Bill, Guy, Eddie, Walt, Harold, Irvin, e Elmer Wagner) e o amigo J. Burke Long. A engenharia era do irmão Elmer, que já brincava com o desenho de tratores desde 1949.

Modelo TR-14A

A pequena empresa familiar vendeu bem tratores com motores Waukesha e Cummins, com a marca Wagner Tractor e também como Tractormobile. A lista de modelos pode ser conferida no site WagnerTractors.com.

Como várias pequenas empresas da época, a Wagner Tractor foi vendida. Em 1961 passou para as mãos da FWD Corporation, que montou uma divisão só para a produção de tratores chamada FWD Wagner. Posteriormente, repassaram o negócio para outra empresa, a Raygo Corporation.

Wagner Tractor já na cor verde. Foto: Sloan Implement.

Em 1969, a John Deere começou a comprar os tratores da Wagner até montar o próprio modelo com tração 4WD, para superar o John Deere 8010.

O fim da Wagner Tractor

Tecnicamente, a empresa não foi comprada pela John Deere, mas um contrato com cláusula de “não competição” neste período de fornecimento de tratores impediu que a Wagner continuasse produzindo o próprio modelo. Segundo o site Tractors Fandom, alguns revendedores da WT acabaram adaptando os modelos remanescentes e criando outras marcas, como a Rite e o glorioso Big Bud.

Posts relacionados