Empresa russa promete agricultura de precisão sem GPS

sem gps




sem gps

Sem GPS: A empresa russa Cognitive Technologies vem desenvolvendo um sistema capaz de orientar com precisão uma colheitadeira sem precisar de GPS, fazendo uso de câmeras de vídeo e um software de inteligência artificial. Nós já comentamos sobre a tecnologia em 2018, no texto Depois do trator sem motorista, a colheitadeira sem operador.

 

 

Sem uso de GPS, as câmeras “entendem” o que está ao redor e o sistema toma as decisões não só sobre a colheita, mas todos os ajustes da máquina, para melhor rendimento. O operador nem precisa ficar na cabine, de acordo com a tarefa a ser executada e a tecnologia já existente no modelo de colheitadeira em uso.

 

 

A tecnologia já foi testada em 350 colheitadeiras em em 30 regiões da Rússia e tem parceiros nos Estados Unidos, China, Brasil e Argentina.

https://www.youtube.com/watch?v=UWIz0-z1UvY

O sistema de deep learning e redes neurais fica o tempo inteiro monitorando o vídeo das câmeras e classifica qualquer obstáculo pela frente, de um simples animal até um poste. É o mesmo sistema usado em carros autônomos, mas adaptado para o mundo agrícola.

O custo do sistema instalado fica em torno de US$10 mil.

 

Na frente de toda esta tecnologia está a CEO Olga Uskova, que comanda a Cognitive Technologies. A empresa ainda atua em sistemas similares para direcionamento de trens e veículos urbanos de transporte leve, além de sistemas de radar.

 

Posts relacionados