Agricultores vão para as ruas na Índia contra as reformas do Governo Blog do Farmfor

agricultores vão

Agricultores vão para as ruas na Índia contra as reformas do Governo

Agricultores do estado de Punjab estão marchando aos milhares até a capital Nova Delhi para protestar contra políticas agrícolas

Seguidores da nossa página no Facebook estão mandando relatos da situação na Índia: milhares de agricultores estão marchando do estado de Punjab até a capital do país, Nova Delhi, para protestar contra a reforma agrícola em curso.

Recebidos com jatos de água e bombas de gás lacrimogênio pelas forças do governo, os agricultores reclamam do que chamam de “privatização do setor agrícola” e reformas injustas.

As Leis

Segundo o site indiano ZeeNews, três pacotes de leis pretendem aumentar os canais de comercialização, quebrar monopólios (incluindo mercados públicos controlados pelo próprio governo) e criar bases para contratos envolvendo agricultores. O principal temor dos líderes está na possibilidade destas leis criarem um caminho para o fim do sistema de preço mínimo adotado no país. Dos 31 sindicatos presentes nos protestos, 13 possuem ligação direta ou indireta com partidos comunistas.

Imagens dos protestos na BBC.

Estima-se que os governos dos estados na Índia também perderão arrecadação: só em Punjab, 13% dos impostos arrecadados são oriundos dos mercados públicos estatais. Agricultores vão protestar e o governo vai com uma mão jogar gás e jatos dágua. Com a outra, lamentar a perda de dinheiro. Uma briga atípica que o mundo agrícola conhece bem.

 


Receba nosso conteúdo no e-mail!

Nosso canal no Telegram é gratuito. Participe!

Telegram do Farmfor

Publicidade