Trator TET-1000, o soviético com rodas e esteiras ao mesmo tempo

Trator TET-1000

Trator TET-1000

O Trator TET-1000 era capaz de se transformar em um trator de esteira e levar suas rodas “penduradas” na estrutura. Único e bizarro para a sua época

Os soviéticos desenvolveram o trator TET-1000 nos anos 80 com a finalidade de proteger as estradas do interior e ao mesmo tempo ter o desempenho de uma máquina com esteiras para as terras soviéticas. A questão da largura das estradas também era um fator, estreitas demais para grandes tratores de esteira.

O trator – pra resumir – tinha uma aparência normal, com cabine, motor frontal e rodas. A grande diferença ficava na presença de esteiras na parte frontal e traseira, que eram erguidas pelo sistema hidráulico para que o trator fosse usado com as rodas, ou rebaixadas a ponto de erguer toda a máquina para o uso de esteiras. Neste caso, o trator passava a andar de lado.

Como não tinha cabine giratória, o operador era obrigado a lidar com dois volantes e só girar o assento. O modelo tinha 32 toneladas, motor de 700 hp e um sistema de transmissão elétrica. Os soviéticos planejavam construir unidades, mas apenas uma saiu do papel, fabricado no Instituto Soviético de Pesquisas com Tratores e testado nos campos do Cazaquistão.

 

Veja também

TET-1000 – um monstro quase esquecido (em russo)

Na antiga União Soviética, bebês eram batizados com nome de trator

 

Posts relacionados