Straško, o trator blindado da Guerra da Croácia

Straško

O Straško foi desenvolvido durante a Guerra de Independência da Croácia, no início dos anos 90. Cerca de 17 unidades foram para a batalha.

Straško em croata significa “terrível”. Na Guerra que se desenrolou durante a separação da Croácia na antiga Iugoslávia, o Straško M-91 era a encarnação de um trator blindado com espaço para o motorista e um atirador. No alto da cabine, a gambiarra levava uma metralhadora Browning M2.

 

A base para a gambiarra era um trator retroescavadeira GTR 75A, também fabricado na Croácia. Curiosamente, a armadura foi montada na “Torpedo Factory” – como o próprio nome diz – o parque industrial que inventou o torpedo marítimo auto-propelido em 1864 na cidade de Rijeka (na época, ainda era parte do Império Austro-Húngaro).

GTR 75A

O trator retroescavadeira que serviu de base para o blindado.

 

O Straško não foi o único veículo adaptado para a guerra na Croácia. Outras invenções que usavam desde chapas de aço reforçado até cimento e concreto podem ser vistas nesta lista em pdf. Em um país sem tanques de guerra, carros de combate e outros veículos (estava tudo nas mãos da Iugoslávia), foi na gambiarra e na improvisação que as milicias levaram o país até a vitória.

 

Um dos únicos vídeos do Straško disponíveis no Youtube.

Alguns destes veículos blindados estão espalhados em museus de guerra ao ar livre pelo país.

Veja outros tratores antigos aqui no Blog do Farmfor.

 

 

 

 

 

 

Posts relacionados