Coxinha da asa é “indicador econômico” nos Estados Unidos

Coxinha da Asa

Todos os anos, milhões de coxinhas da asa são consumidas durante a final do Super Bowl nos Estados Unidos. O preço e a disponibilidade refletem a situação do mercado americano de frango

 

O Super Bowl é o jogo final da liga de Futebol Americano nos Estados Unidos, acontece desde os anos 60 e é um fenômeno nacional. Grandes anunciantes gastam rios de dinheiro em peças publicitárias neste dia, emissoras de TV batem recordes de audiência e as pessoas se reúnem em família ou entre amigos para acompanhar a partida.

Aí que entra o outro lado: são milhões de pessoas preparando ou comprando prontos os pratos tradicionais do evento. No topo da preferência, a coxinha da asa, ou Chicken Wings por lá.

coxinha da asa

A arte produzida pelo National Chicken Council: seriam necessários 17108 bitcoins para comprar 1,42 bilhão de coxinhas da asa. A brincadeira com a criptomoeda vem da aposta realizada pelo rapper Drake à favor do Los Angeles Rams.

Segundo a National Chicken Council, entidade que representa o setor de avicultora nos Estados Unidos, neste ano serão consumidas 1,42 bilhão de coxinhas da asa durante a partida. Para se ter uma ideia, o Brasil abateu no primeiro trimestre de 2021 cerca de 1,5 bilhão de cabeças de frango, ou um bilhão de coxinhas de asa por mês. Os americanos vão comer em um dia – assistindo esportes em casa, em bares ou restaurantes – um mês e meio do nosso abate.

Coxinha da Asa (americana) em números

 

Coxinha da Asa

Todo ano, o mercado usa informalmente o Super Bowl para dar números curiosos sobre as coxinhas e como foi o resultado da atividade. Para 2022, foi garantido que não faltaria frango para os abatedores e processadores, mas com um preço superior ao praticado em 2021. O frango foi muito consumido por conta da pandemia, que colocou pressão no mercado de trabalho (afetado com paralisações) e na logística em geral.

No início da pandemia, uma caixa de Chicken Wings custava no atacado cerca de US$60,00. Hoje, não sai por menos de US$ 120,00.

Os Estados Unidos abateram em 2020 a marca de 9,25 bilhões de frangos, oriundos de 25 mil famílias de produtores e uma pequena parte (5%) de grandes empresas produtoras. O país exporta 16% de sua produção principalmente para a China, México, Canadá, Taiwan e Vietnam.

A partida

O Super Bowl acontece no domingo, 13 de fevereiro, na cidade de Los Angeles, na Califórnia. Se enfrentam os times Cincinnati Bengals e Los Angeles Rams.

Veja também

Tá faltando frango nos Estados Unidos e a culpa é do Fast-food

 

 

 

 

Posts relacionados