Capella-2 não pode ver através das paredes, apesar das fakenews

capella-2

Vários veículos de imprensa pelo mundo divulgaram que o satélite Capella-2, da empresa Capella Space, poderia “ver através das paredes” das edificações e que seria o fim da privacidade. Trata-se de fakenews.

Farmfor Capella-2

A tecnologia SAR – Synthetic-aperture Radar (Radar de Abertura Sintética) não é nova, está em uso pela NASA desde os anos 70. O sistema “ilumina” uma área com ondas de rádio e, ao receber o reflexo das ondas, gera imagens com altíssima resolução. O efeito “fantasma” característico da SAR talvez tenha despertado o lado criativo de alguns jornalistas. A empresa chegou a escrever em seu site sobre o efeito, esclarecendo os boatos.

As capacidades do Capella-2

O satélite foi lançado em agosto de 2020 pelo foguete Electron Photon-LEO da empresa Rocket Lab, da estação Onenui, na Nova Zelândia. Seus sensores geram imagens de alto contraste, baixo ruído e alta resolução (50 cm de precisão). O satélite se destaca por ter uma antena de 3,5 de diâmetro no formato de tela. Está previsto o lançamento de outros satélites da série Capella nos próximos anos, sendo que em 2021 o Capella-3 e o Capella-4 irão para o espaço usando o foguete Falcon-9.

 

satélite farmfor

 

Capella Space na Agricultura

A empresa também tem aplicações agrícolas para as suas imagens de satélite. Segundo o site:

Da volatilidade dos preços às forças de trabalho sazonais e, é claro, ao clima, o desafio de alimentar o mundo é cercado por todos os lados pela imprevisibilidade. Hoje, os produtores podem acessar as informações da Capella criadas especificamente para suas necessidades para avaliar a viabilidade e o rendimento de suas próprias colheitas, bem como medir e rastrear os suprimentos globais – da semente à distribuição. Como nossos dados são baseados em radar, podemos medir a umidade do solo e a inundação, detectar onde as safras foram danificadas e fornecer uma fonte confiável e atualizada para sinistros de seguro. Nossos caminhos de constelação significam que podemos monitorar de forma confiável muitos milhares de acres e, como processamos dados brutos em informações, você os obtém na forma que complementa sua infraestrutura de sensores terrestres.

Saiba mais:

Site da Capella Space.

Radar de abertura sintética (Wikipedia).

Veja também:

A seca na América do Sul em 2019 e 2020, segundo satélite da NASA

Posts relacionados