Versatile 1080, o trator gigante de quatro eixos

Versatile 1080

O Versatile 1080 tinha o apelido de “Big Roy” e pesava 30 toneladas. Hoje ele vive em um museu no Canadá.

O Versatile 1080 foi um projeto que saiu da cabeça do presidente da empresa no final dos anos 70, Roy Robson. Daí o apelido de Big Roy.

Com 9,3 metros de comprimento, 3,4 de altura e pesando 30 toneladas, o monstro tinha 4 eixos tocados por um motor Cummins de 19 litros e 600 hp, montado na metade traseira do trator.

O motor Cummins do Big Roy.

A cabine espaçosa (para três pessoas), o chassi e os eixos foram montados em Winnipeg, no Canadá. Então o “esqueleto” foi enviado para Fargo, no estado americano de Dakota do Norte, para a instalação da transmissão e então de volta para o Canadá, para finalização.

Uma curiosidade: por conta do tamanho, um monitor de TV ficava acima da direção com imagens de uma câmera traseira, instalada atrás do motor. A estrutura cobria qualquer chance de visão traseira.

Versatile 1080 em vídeos

Vídeo que mostra o processo de restauro do Big Roy, para a instalação do mesmo em um museu no Canadá.
O 1080 lado a lado com um irmão de fábrica, modelo 550. Créditos: Pinterest do usuário Curtis Combot.

O Big Roy, hoje peça de museu, é filho único. Apesar do projeto do trator prever a construção de duas unidades para testes, apenas uma foi concluída. Os engenheiros consideraram o Versatile 1080 Big Roy muito caro e, principalmente, ruim de curva.

Veja mais sobre tratores antigos no Blog do Farmfor.

Posts relacionados