Proxecto HAV, o trator elétrico da Índia que não usa bateria

Proxecto

A HAV Tractors, da Proxecto Engenharia, diz que existe para “reinventar a vida do agricultor na Índia” e tenta sucesso com um trator totalmente diferente para os padrões locais

ProxectoNascida em 2017 para criar soluções inovadoras na agricultura, a Proxecto, através da sua divisão HAV Tractors, desenvolve modelos de tratores elétricos com o diferencial de não possuírem baterias. É aquele arranjo já visto em outras máquinas híbridas onde o motor a diesel é na realidade um gerador que alimenta diversos motores elétricos, além de fornecer energia para implementos.

Segundo o site oficial, a Proxecto “conceituou tratores HAV em 2017 tendo em mente os desafios enfrentados pelos agricultores para fornecer-lhes uma solução futurista. Tendo os desafios em mente, a equipe Proxecto decidiu elevar a vida dos agricultores. Eles deram um passo radical na transformação agrícola com sua mais recente tecnologia acessível e criaram a próxima geração de tratores. O segmento foi escolhido estrategicamente porque o veículo agrícola é o eixo onde gira toda a vida do agricultor. Um trator não é usado apenas em fazendas, mas também usado como meio de transporte e fonte de receita com seus diversos usos. Com seus esforços e experiência incansáveis, o veículo agrícola híbrido pronto para o futuro (HAV) está  pronto para produção em massa sob a iniciativa  Make in India para redefinir a face do setor agrário existente. É um grande salto para a iniciativa principal do governo  pois o produto agrícola híbrido inovador feito para os agricultores familiares indianos e as necessidades agrícolas futuras consiste em cerca de 90% de tecnologia indiana nativa. O HAVé um criador de tendências completo devido à sua tecnologia simples e adaptabilidade futura em máquinas agrícolas elétricas completas, juntamente com seus recursos auto-sustentáveis ​​e prontos para uso.”.

 

Algumas curiosidades sobre o Proxecto HAV Tractor

Os modelos usam motores diesel de 45 até 55 hp e também com uma versão de motor a gás natural. Projetados de saída para serem usados sem bateria, poderão receber adaptação futura para esta versão assim que a infraestrutura das propriedades e cidades estiverem de acordo.

Os motores ficam diretamente nas rodas, sendo assim o trator não possui de fato uma transmissão. Vai pra frente e para trás, além do “neutro”.

O fabricante promete a marca de 28% de economia em relação a mesma atividade com um arranjo convencional de motor diesel.

Os tratores possuem suspensão independente e um interessante sistema de ajuste de altura (aparece no vídeo acima).

O raio de giro do trator é de 2,7 metros.

O modelo mais barato sai por volta de ₹ 8,49,000, uns US$ 10 mil pelo câmbio atual.

Mais especificações neste link em inglês.

 

Posts relacionados