Por que a John Deere é verde (e amarela)?

por que a john deere

As razões para a escolha do famoso e registrado “verde John Deere” são motivo de curiosidade para muita gente. Saiba aqui a resposta.

Todo mundo conhece o verde tradicional da John Deere, mas poucos sabem a origem e as razões que fizeram a empresa escolher a configuração que faz par com o amarelo. Além de tradicional, a cor é registrada e quem usa muitas vezes arranja problema com a marca.

Segundo Janel Schemper, do site americano All About Harvest, a origem não tem uma versão oficial. Existem várias teorias sobre o verde e uma delas diz que a esposa do Sr. John Deere escolheu o verde para representar as lavouras em desenvolvimento e amarelo para as que estão em ponto de colheita. Interessante, mas não passa de um boato antigo.

Não podemos esquecer do fato que o patrono da marca morreu em 1886, muito antes da “invenção” do trator agrícola.

Waterloo boy. Créditos.

A versão mais provável não é muito romântica: a cor teria sido adotada por já ser uma escolha da Waterloo Engine Company, comprada pela empresa por volta de 1918. Ainda existe a história do verde cair bem por ser a cor oposta ao vermelho do concorrente. Por fim, a pintura que conhecemos foi adotada oficialmente em 1910, para todos os equipamentos.

As cores John Deere

Oficialmente, as cores da marca possuem um número exato para a sua representação. Em “linguagem de computador”, o verde tem o código hexa #367C2B, RGB (54,124,43), CMKY (65,0,100,42) e Pantone 364 C.

O amarelo é hexa #FFDE00, RGB (255,222,0), CMKY (0,10,100,0) e Pantone 109 C.

O preto John Deere é hexa #27251F, RGB (39,37,31), CMKY (0,0,0,100) e Pantone PROCESS BLACK C.

Veja também

Dez coisas com a marca John Deere que você nem imaginava existir

Posts relacionados