Plebiscito na Suíça decidiu o destino dos chifres em bovinos

Plebiscito na Suíça

Os suíços costumam usar a democracia direta para vários assuntos. Desta vez, a pauta foi a retirada ou permanência dos chifres nas vacas mais famosas do mundo

 

Armin Capaul, um ativista dos direitos dos animais resolveu lutar contra a descorna de vacas e cabras na Suíça. Seu projeto de iniciativa popular tentou criar uma regra para fornecer subsídios governamentais para todos os criadores que abandonassem a prática no país. A iniciativa foi derrotada nas urnas com o “não” recebendo 54,7% dos votos (as pesquisas indicavam vitória do sim por 49 a 47).

 

Descorna

 

Veja também: VACA HOLANDESA GENETICAMENTE EDITADA E SEM CHIFRES.

 

Plebiscito na Suíça é coisa séria e as pessoas e entidades que pretendem lutar por alguma causa necessitam coletar 100 mil assinaturas para um projeto de iniciativa popular ou a metade desta quantidade para um referendo. Nos últimos anos, já votaram sobre a construção de minaretes em mesquitas (o não ganhou), renda universal, modificações no sistema financeiro, uso do ouro da reserva do país para pagar aposentadorias, abolir os militares, nomeação de defensores públicos para animais que sofreram abusos e muitos outros.

A Suíça tem 51620 propriedades rurais em pouco mais de 1 milhão de hectares, 153 mil trabalhadores no campo e um rebanho de 1,5 milhão de bovinos. Dados de 2017.

Saiba mais:

Plebiscito na Suíça e a descorna no site Bloomberg.

Posts relacionados