Onda de frio mata 1600 bovinos em um dia nos EUA

Onda de Frio

Tempestades de neve e ventos de até 128 km/h também causaram estragos em propriedades do estado de Washington

Pecuaristas da região de Sunnyside, no estado de Washington, nos EUA, amargaram prejuízos e a morte de mais de 1600 bovinos por conta da onda de frio inédita para a localidade.

As propriedades por lá são, na maioria, preparadas para o clima quente da região: galpões sem paredes e instalações sem proteção para eventos desta magnitude. Com o frio que chegou rapidamente, o gado se acumulou nos cantos das estruturas e muitos acabaram morrendo pelo frio intenso ou por machucados causados pelo agrupamento. Outras 28 cabeças foram sacrificadas por conta dos ferimentos.

Os prejuízos, só em animais, ficaram em 3,2 milhões de dólares, sem contar a perda na produção. Nenhum produtor ou funcionário ficou ferido no incidente, que exigiu um trabalho heroico para a tentativa de deslocamento dos animais e improviso com coberturas emergenciais, até mesmo com montes de feno, sem muito resultado.

Propriedades em regiões mais baixas ou cercadas por montanhas não foram afetadas pela onda de frio que chegou rapidamente, durou cerca de 24 horas e causou todo este prejuízo.

Após toda esta tragédia, produtores e autoridades ainda precisam lidar com toda uma logística para dar o destino correto para centenas de carcaças e ainda desbloquear estradas e permitir o acesso até as áreas atingidas.

Saiba mais no site Capital Press (em inglês).

Posts relacionados