Nota da FARSUL sobre as declarações do ex-presidente Lula no RS

Entidade larga nota sobre o episódio “ingratos e caloteiros”.

Farsul – Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul, emitiu a seguinte nota sobre as lamentáveis declarações do ex-presidente Lula em solo gaúcho, durante “caravana” pelo Rio Grande:

Nota à Sociedade

A Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul – FARSUL – vem por meio desta nota repudiar, de forma veemente, as declarações do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva feitas em nosso Estado, em relação aos produtores rurais gaúchos e também brasileiros.

Em primeiro lugar, cumpre esclarecer que o ex-presidente nunca doou ou emprestou nenhum recurso seu aos produtores rurais. Os valores tomados junto ao sistema financeiro em forma de crédito rural tem como fontes os depósitos à vista e a poupança das instituições financeiras, que assumem integralmente os riscos de inadimplência, recebendo em contrapartida os juros pagos pelos produtores rurais. Logo, o dinheiro que financia o agronegócio não é do governo e, muito menos, do ex-presidente, mas dos agentes financeiros. O ex-presidente mesmo condenado em segunda instância ainda não aprendeu a diferenciar os recursos seus, do governo e da sociedade.

O ex-presidente, utilizando de metáforas que nos remetem ao tempo do coronelismo e do clientelismo, demonstrou preconceito com as pessoas pobres do país, achando que ainda estas vendem suas crenças e percepções por dez Reais. Na sequência, chama os produtores rurais de caloteiros, o que além de não ser verdade, já que dentre todas as linhas de crédito disponíveis no país o crédito rural é a de menor inadimplência de acordo com o Banco Central, é um preconceito também com os produtores rurais. Nem os empresários e tampouco os trabalhadores devem favores a ocupantes de cargos públicos. Nenhuma retribuição ou reverência é devida quando os recursos tomados da sociedade em forma de tributos são devolvidos em forma de serviços.

Por fim, a Farsul não aceita que um ex-presidente que conhece a realidade do país demonstre tamanho preconceito com esses brasileiros que trabalham de sol a sol, fazendo a economia crescer inclusive no período do seu governo, mas enquanto cidadãos não aceitam a antecipação do debate eleitoral e nem tampouco a pregação ao desrespeito às decisões judiciais e ao Estado Democrático e de Direito.

GEDEÃO SILVEIRA PEREIRA
Presidente da Farsul

Posts relacionados