John Deere terá trator autônomo controlado pelo celular

CES 2022

As novidades da John Deere serão lançadas durante a CES 2022, uma das maiores feiras mundiais de tecnologia

CES 2022

Uma versão avançada do trator 8R da John Deere, totalmente autônomo e com uma espécie de “controle remoto” pelo celular será uma das novidades que a empresa preparou para a CES 2022, uma feira que não é agrícola, mas mostra as novidades tecnológicas em diversos setores. A edição deste ano acontece entre 5 e 8 de janeiro na cidade de Las Vegas, nos EUA. O carro da BMW que muda de cor e uma Silverado elétrica são outros destaques do evento.

É claro que trator autônomo não é novidade no mundo da agricultura e vários produtores andam por aí dando voltas na lavoura “sem as mãos”, trabalhando com suas máquinas guiadas por GPS. O diferente aqui é como as coisas são feitas: um kit desenvolvido pela John Deere é acoplado no trator 8R 410 contendo 12 câmeras e um chip da Nvidia, a mesma fabricante das placas de vídeo dos sonhos da maioria dos gamers. Do celular, o produtor monitora tudo o que está acontecendo, com imagens em tempo real.

O trator que custa na faixa de US$ 500 mil ganhará um acréscimo de cerca de 10% no preço para receber esta tecnologia. O conjunto estará disponível ainda em 2022.

Nota: Existem duas tecnologias importantes para os novos veículos autônomos: o reconhecimento de imagens por múltiplas câmeras e inteligência artificial e o LIDAR (sensores de laser que mapeiam o ambiente). A primeira opção é a escolhida pela John Deere, mesma linha seguida pelos russos da Cognitive. Confira em “Depois do trator sem motorista, a colheitadeira sem operador“.

Uma série de eventos terá a participação ou será apresentada pela John Deere na CES 2022: “Fronteiras na inteligência artificial para os negócios”, “A longa estrada para a direção autônoma total, “Dirigindo de forma autônoma com um propósito”, “Agarrando as oportunidades das inovações tecnológicas com o 5G”, “Esta não é mais a fazenda do Velho Macdonald” e “Arraste para o lado para começar a produzir” são os nomes.

Veja também

CES 2022: John Deere unveils self-driving tractor that can plough fields and sow seeds without a human driver

Posts relacionados