Heineken tenta lacrar com “Dia Sem Carne” e leva invertida nas redes

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Bola fora da Heineken

A cerveja Heineken fez uma postagem em sua conta brasileira do Instagram no último sábado, dia 20 de março, para enaltecer o Dia Mundial Sem Carne. A publicação gerou a ira de diversos segmentos do Agro, políticos e do público em geral.

Se marcas pequenas e médias muitas vezes ficam nas mãos de agências que usam a imagem dos clientes para militar em causa própria – especialmente com estes “efemérides” – não é o caso aqui com esta mega empresa que tentou lacrar de caso pensado, fazendo bonito com um uma minoria que não apenas deixa de consumir produtos de origem animal, mas tem sérias convicções sobre quem consome.

Depois da repercussão negativa nas redes no início da semana, a Heineken tentou dar uma “equilibrada”, postando uma imagem que diz “Um brinde ao respeito por todas as escolhas”. Uma contradição, basta perguntar aos veganos o que eles pensam sobre “carnívoros”. Nos círculos mais radicais, vai de “comer carne é assassinato” até “leite vem de vacas estupradas”.

 

 

As redes iniciaram a semana com diversas postagens de protesto, hashtags “Churrasco sem Heineken” e vídeos de consumidores jogando a cerveja no vaso sanitário.

O que significa especificamente este “Dia Mundial Sem Carne” no 20 de março?

Segundo o próprio site do movimento:

Desde 1985, o MeatOut se tornou a maior campanha educacional anual do mundo, dedicada a remover carne, e muito mais, de nossos pratos. Em 20 de março, pessoas compassivas de todo o mundo, incluindo os Estados Unidos e mais de 20 países, dão as boas-vindas à primavera com eventos para homenagear os animais. Vários países lançaram seus próprios sites MeatOut com o objetivo de ajudar os consumidores em todo o mundo a evoluir para uma dieta mais saudável, não violenta e baseada em vegetais.
As atividades vão desde simples mesas de informação, exposições, degustações de comida e demonstrações de culinária até recepções e festivais elaborados. Nos últimos anos, membros do Congresso e sua equipe foram presenteados com um almoço anual baseado em plantas em Washington DC. Dezenas de governadores e prefeitos de grandes cidades fizeram proclamações sobre o MeatOut . A mensagem do MeatOut foi promovida em outdoors, cartazes de ônibus, anúncios de TV e dezenas de cartas aos editores de jornais locais. Confira as manchetes do MeatOut ao longo dos anos .

Os destaques em negrito são por nossa conta. Tirem suas conclusões.

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