O governo filipino anunciou que a H5N6 foi detectada em fazendas produtoras de codornas na província de Nueva Ecija, norte do país
Enquanto o mundo acompanha as notícias sobre o coronavírus, outra doença aparece e causa pânico no setor da avicultura da Ásia. A Gripe Aviária H5N6 foi detectada em uma fazenda de codornas nas Filipinas.
O abate sanitário foi imediatamente realizado, acabando com o lote de 12000 aves. Procedimentos de quarentena e monitoramento na região foram montados e o governo afirma que o caso é isolado.

A possibilidade de infecção em humanos existe, mas é remota. As informações são do site Suara.com.
Outro número, outra gripe na Alemanha
Enquanto isso, na Alemanha, um caso de Gripe Aviária H5N8 foi confirmado em propriedade produtora de frangos na Saxônia, leste do país. Os mesmos procedimentos foram executados: abate total e quarentena.
Entendento (um pouco) os números
Existem quatro tipo de vírus Influenza: A, B, C e D. Aves são hospedeiros naturais de muitos dos vírus influenza tipo A.
Já especificamente os vírus influenza A possuem diversos subtipos de acordo com as proteínas de suas superfícies: hemaglutina (HA) e neuraminidase (NA). São 18 subtipos HA e 11 NA conhecidos. As combinações destes subtipos acabam batizando os vírus (Ex. H1N1, H3N2).
Para saber mais, acesse o site do CDC americano (em inglês).
Veja também
Coronavírus: Avicultores chineses estão descartando aves e ovos.