Gruzovikus, o caminhão russo elétrico e totalmente autônomo

Gruzovikus

Gruzovikus

Quem vai bater pneu?

O Gruzovikus é o conceito de um caminhão totalmente elétrico e autônomo criado pelo estúdio de design art lebedev, da Rússia. A empresa foi fundada em 1995 e tem escritórios nos EUA, Reino Unido e Ucrânia, com mais de 300 funcionários e 4482 projetos no portfolio.

Gruzovikus em imagens

Gruzovikus

Gruzovikus

caminhão elétrico russo

O caminhão, sem uma cabine para motorista, é equipado com uma enorme tela OLED na parte frontal e um desenho que desvia o fluxo de ar das laterais da carga. Por dentro, computadores , tecnologia de visão computadorizada, lasers, radar e diversos sensores fazem toda a leitura da estrada para tocar o bruto sozinho no trecho. A promessa? Redução de custos com mais tempo de viagem sem paradas, controle central e livre de emissões.

Por outro lado, não faltam estudos na internet sobre o impacto dos caminhões elétricos e autônomos nas cidades do interior e toda a economia que gira em torno da prestação de serviços para a indústria, do posto de combustíveis com restaurante até hotéis de beira de estrada. No mínimo, desviará a força de trabalho para outras funções e locais, em um futuro próximo.

Veja também

City planners eye self-driving vehicles to correct mistakes of the 20th-century auto 

Caminhão elétrico da Tesla Motors é lançado

Posts relacionados