Chaff Deck e o manejo das plantas daninhas pós-colheita

Chaff Deck

Implemento desenvolvido na Austrália alinha a palha da colheitadeira para concentrar as sementes das plantas daninhas em duas trilhas, facilitando o manejo

Por diversas razões, nem todo mundo usa plantio direto. Da Austrália, vem o exemplo do Chaff Deck, um implemento que dá um destino diferente para a palha na saída da colheitadeira.

O Chaff Deck é um dispositivo colocado na saída de palha da colheitadeira que direciona a mesma para duas trilhas que serão administradas pelo manejo pós-colheita escolhido na propriedade.

Chaff Deck em imagens

A trilha após colheita.
Chaff Deck
O implemento instalado.
Chaff Deck
Instalado em uma CASE IH.
Chaff Deck
Instalado em uma John Deere.
Chaff Deck
Instalado em uma Claas Lexion
Aspecto futuro das trilhas em uma lavoura

As trilhas dificultam a germinação das plantas daninhas, diminuindo ou zerando a necessidade de herbicidas, queimadas e também facilitando o manejo com sistemas de tráfego controlado. O espaço entre as trilhas é configurável.

O kit completo custa cerca de 12 mil dólares australianos (R$ 42 mil na cotação de hoje) e é fabricado pela empresa EMAR. No site, é possível conferir uma série de postagens (em inglês) com exemplos de uso do implemento e as vantagens encontradas, sempre levando em conta que é a realidade australiana.

Posts relacionados