Implemento desenvolvido na Austrália alinha a palha da colheitadeira para concentrar as sementes das plantas daninhas em duas trilhas, facilitando o manejo
Por diversas razões, nem todo mundo usa plantio direto. Da Austrália, vem o exemplo do Chaff Deck, um implemento que dá um destino diferente para a palha na saída da colheitadeira.
O Chaff Deck é um dispositivo colocado na saída de palha da colheitadeira que direciona a mesma para duas trilhas que serão administradas pelo manejo pós-colheita escolhido na propriedade.
Chaff Deck em imagens






As trilhas dificultam a germinação das plantas daninhas, diminuindo ou zerando a necessidade de herbicidas, queimadas e também facilitando o manejo com sistemas de tráfego controlado. O espaço entre as trilhas é configurável.
O kit completo custa cerca de 12 mil dólares australianos (R$ 42 mil na cotação de hoje) e é fabricado pela empresa EMAR. No site, é possível conferir uma série de postagens (em inglês) com exemplos de uso do implemento e as vantagens encontradas, sempre levando em conta que é a realidade australiana.