Cameco 805 BTT, o trator gigante que a John Deere matou

Cameco 805

A Cameco foi comprada pela John Deere e logo seus gigantes foram sumindo do mercado para evitar a duplicidade de produtos.

 

A Cameco era uma empresa especializada em equipamentos para a colheita de cana de açúcar e também tratores que foi fundada em 1965, nos Estados Unidos. Baseada na cidade de Thibodaux, no estado da Louisiana, ficou em atividade até o final dos anos 90. A fabricante foi comprada pela John Deere em duas etapas, sendo 49% em 1997 e o resto em 1998. A marca Cameco foi retirada totalmente do mercado em 2006.

 

Cameco

 

 

 

Os fóruns sobre máquinas agrícolas na internet americana são ricos em relatos sobre a marca. No prestigiado Combine Forum, alguns usuários abriram o coração para falar sobre os modelos da Cameco, com destaque para o gigantão que ilustra nosso post, o Cameco 805 BTT. Todos lamentam o fim de uma linha de produtos simples e robustos, fabricados em uma linha de produção modesta mas altamente especializada.

 

Colhedora de cana Cameco
Uma colhedora de cana da Cameco.

 

A empresa utilizava principalmente motores e peças da Caterpillar. Depois da aquisição, os motores logo foram substituídos por Cummins de 600 hp.

 

Partindo da Cameco, a John Deere teria iniciado a produção de colhedoras de cana de açúcar e também usado as bases para a os pulverizadores 4710 e os tratores 9400.

 

Confira os dados técnicos do Cameco 805 no site TractorData.

 

Posts relacionados