Big Bud, o maior trator do mundo, vai voltar pra casa

Big Bud

O gigante Big Bud passou os últimos anos em um museu na cidade de Clarion, Iowa. Agora, vai voltar para a fazenda dos proprietários

O Big Bud, também conhecido como o “maior trator do mundo”, está de mudança. Nos últimos 8 anos, ele ficou estacionado no Heartland Museum na cidade americana de Clarion, Iowa.

Desde os anos 2000 o tratorzão andou por diversos museus e feiras dos Estados Unidos, sendo exibido como o recordista mundial em tamanho. Antes de virar peça de museu, trabalhou em propriedades do seu estado natal Montana e também na Califórnia e na Flórida.

Para lembrar: o Big Bud tem motor Detroit Diesel (originalmente de 760 hp, depois reformado até atingir 960 hp), tanque de combustível de 3785 litros, 4,3 metros de altura, 8,2 metros de comprimento, 4 metros de largura e um peso de 50 toneladas com o tanque cheio. O câmbio tem 6 marchas + ré.

Big Bud trocando os pneus. Foto: KIOW.

Como os pneus do tratorzão já estavam velhos demais, foram trocados por novos da Titan Tire (Goodyear).

A data da mudança está marcada para meados de setembro, quando os irmãos Williams, proprietários do trator desde 1997, deverão levar trator de volta pra casa.

O Big Bud foi “aposentado” das lidas na lavoura quando a propriedade onde ele era usado passou a adotar o plantio direto.

Saiba mais

World’s largest tractor leaves Iowa.

Posts relacionados